Dimensão pedagógica da gestão de sistemas educacionais

Autores

  • Nadia Hage Fialho

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2140

Resumo

Este trabalho concebe a gestão de sistemas educativos como um campo de relações no qual se intercruzam várias áreas do saber e como uma instância que acolhe sujeitos em processo de desenvolvimento (alunos e estudantes de todos os níveis) e sujeitos em exercício profissional (professores, gestores, técnicos, dirigentes). Tomou, como perspectiva, a construção do sistema nacional de educação (renovada na recente lei que aprovou o PNE 2014-2024) e, como marco, o Manifesto dos Pioneiros (1932), enfatizando a organização escolar na trajetória da educação no Brasil. Como principal objetivo, buscou identificar e compreender a dimensão pedagógica dos sistemas educacionais como função do sistema, diferenciando-a de outros elementos a eles comumente relacionados. Finaliza alertando sobre a importância do momento atual, em face da necessidade de superar problemáticas acumuladas ao longo da história, com vistas à construção do sistema nacional de educação no Brasil.

Palavras-chave: gestão da educação; sistemas de ensino; dimensão pedagógica; plano nacional de educação; Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

14/01/2016

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Dimensão pedagógica da gestão de sistemas educacionais. (2016). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2140