Metodologia de avaliação qualitativa participativa para o projeto “Voluntário Legal”
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2549Resumo
Esse artigo apresenta uma pesquisa avaliativa do Projeto realizada para o cumprimento de créditos junto ao Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA, com a finalidade de fundamentar o produto técnico oferecido. Essa pesquisa avaliativa focou o Projeto “Voluntário Legal” implementado junto ao ensino médio da Escola Estadual Carmélia Gonçalves Loffi, situada no bairro Maria Helena no Município de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, Brasil, com o objetivo de compreender os efeitos do projeto sobre os voluntários, no sentido de tentar transformá-los em atores sociais pró-ativos e em estudantes mais comprometidos com a própria formação. A metodologia adotada para a avaliação foi a abordagem qualitativa por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com representantes de participantes do projeto em diversas funções. O artigo traz os resultados da pesquisa segundo os indicadores relevantes, adotados como categorias de análise. Como contribuição científica e tecnológica, a avaliação proporcionou a ampliação do conhecimento sobre a efetividade da mobilização dos alunos do ensino médio em ações de voluntariado, em atividades relacionadas ao cotidiano da escola em que estudam, com vistas em contribuir para aumentar a permanência dos jovens no ensino médio e para melhorar o ambiente escolar, contribuindo ainda, para o desenvolvimento de uma pedagogia de formação educativa, por meio da pratica do voluntariado organizada e sistemática. Esses resultados justificam a publicização do projeto e da avaliação realizada.
Palavras-chave: avaliação; indicadores; resultados; voluntariado.
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