Música, computador e educação: desenvolvimento e aplicação de um software gerador de imagens para improvisação musical não idiomática

Autores

  • Rodolfo Zanette Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Eduardo Nespoli Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2577

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da criação de um software gerador de imagens voltado para o processo de aprendizado relacionado à improvisação musical não idiomática. O objetivo da pesquisa foi desenvolver tal software como uma ferramenta que pudesse estimular um campo de interação musical a partir da geração de um campo visual. Neste sentido, o trabalho se propôs a realizar uma reflexão sobre a exploração das potencialidades da computação no campo artístico e educacional, tendo como foco questões relacionadas aos processos sinestésicos que integram a percepção sonora e visual.

Palavras-chave: tecnologia digital; arte; educação; improvisação musical livre.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Zanette, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Aluno do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS)

Área: Computação

Eduardo Nespoli, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS)

Área: Música

Downloads

Publicado

11/07/2017

Como Citar

Zanette, R., & Nespoli, E. (2017). Música, computador e educação: desenvolvimento e aplicação de um software gerador de imagens para improvisação musical não idiomática. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2577

Edição

Seção

Artigos