Construções dialógicas de saberes dos professores das salas de recursos multifuncionais
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2592Resumo
Considerando a importância do atendimento educacional especializado, garantido para os alunos com necessidades educacionais especiais, desde a Constituição Federal de 1988, surgiu a necessidade de analisar as construções dialógicas dos saberes dos professores de salas de recursos multifuncionais, das escolas estaduais do município de Campo Grande – MS. A análise foi realizada utilizando abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados foram coletados a partir de pesquisa documental e como procedimento metodológico de trabalho utilizamos a pesquisa-ação, participando e mediando as discussões e reflexões realizadas quinzenalmente, por cinco professores de cinco escolas estaduais, durante três meses. Após análise dos dados, observamos que as discussões foram focadas nas potencialidades dos estudantes, nos planejamentos e estratégias utilizadas para sua aprendizagem. Percebemos as experiências isoladas baseadas nas próprias atividades e conhecimentos e, que nas discussões deixaram de ser isoladas tornando-se coletivas, onde diversas alternativas foram encontradas e sugeridas para minimizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Os espaços destinados ao atendimento são adequados, bem estruturados, arejados, com mobiliários e equipamentos adequados, recursos de tecnologia e materiais didáticos pedagógicos. Existe o comprometimento dos órgãos responsáveis e dos profissionais envolvidos, porém os professores apresentaram sentimento de solidão, frustração, sofrimento, indignação e ansiedade de forma intensa. Diante do exposto, verificamos a importância da troca de experiências que resultaram em mudanças na prática pedagógica do professor. Percebemos que o cooperativismo minimizou o sentimento de solidão, a sensação de não ser o único com dificuldades e possibilitou um canal de comunicação, em que um apoia o outro, sendo responsáveis por seu processo de conhecimento, atuação e atualização.
Palavras-chave: inclusão; atendimento educacional especializado; educação especial.
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