Trajetória formativa e prática pedagógica: narrativas de professores no contexto da escola do campo

Autores

  • Sebastião Silva Soares
  • Lília Reijane R. Santos Menezes

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2598

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa que visou compreender a trajetória do processo de formação e o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores no contexto da educação do campo. A abordagem metodológica do estudo foi qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica e o instrumental memorial como fonte e coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram seis professores da Escola Municipal Madre Gabriela, localizada na fazenda Poções no Município de Arraias – TO. O marco teórico do estudo teve como base as ideias de Almeida (2001), Catani, Bueno e Souza (2000), Garcia (1995), Nóvoa (1995), Tardif (2002), Molina (2006) e Caldart (2002), os quais destacam em seus escritos a formação docente. Os dados do trabalho apontaram que, apesar de todos os desafios que os professores enfrentam na atividade pedagógica no contexto do campo, acreditam na educação como meio de transformação e construção de identidade e saberes.

Palavras-chave: educação do campo; formação de professores; história de vida; prática pedagógica.

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Publicado

29/12/2016

Como Citar

Soares, S. S., & Menezes, L. R. R. S. (2016). Trajetória formativa e prática pedagógica: narrativas de professores no contexto da escola do campo. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2598

Edição

Seção

Artigos