Debates e desafios para o futuro da Literatura: uma crítica aos métodos e discursos do ensino

Autores

  • Adilson Vagner de Oliveira INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2631

Resumo

Este artigo discute os desafios atuais para a leitura literária, a partir de uma crítica fundamental aos métodos didáticos e às práticas discursivas que os sustentam. Trata-se de uma proposta reflexiva de pensar os efeitos do discurso eurocêntrico nos livros didáticos e na práxis pedagógica. Em síntese, o eurocentrismo baseia-se na tradição e no conservadorismo para manter referências à história cultural de Portugal nos materiais de ensino. Por meio de revisão bibliográfica, são apontados direcionamentos concretos para a renovação da leitura literária na educação básica, destacando as possibilidades de trabalhar-se com projetos temáticos.

Palavras-chave: literatura; leitura; eurocentrismo; métodos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11/07/2017

Como Citar

Oliveira, A. V. de. (2017). Debates e desafios para o futuro da Literatura: uma crítica aos métodos e discursos do ensino. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2631

Edição

Seção

Artigos