Educação do campo: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2683Resumo
A trajetória da educação do campo não é linear. Após inúmeras pausas e percalços, na década de 1990, os movimentos sociais, juntamente com outras organizações e apoio de universidades, voltam a se articular na luta pela educação de qualidade para o meio rural. Desde então, diversas ações foram promovidas, dentre elas, em 2002 o Conselho Nacional de Educação aprovou as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo (DOBEC). A educação, além de construir conhecimento e contribuir para o desenvolvimento pessoal, por meio do pensamento crítico, pode promover a ressignificação do espaço rural, fortalecendo seu desenvolvimento. Assim, o objetivo deste estudo é realizar reflexões a partir da análise da produção textual brasileira sobre a educação do campo, após a aprovação das DOBEC, e a sua relação com o desenvolvimento rural. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática dos artigos disponíveis no portal de periódicos da Capes. Foram encontrados 88 artigos a partir da busca com as palavras-chave: “Educação do Campo”, “Educação Rural” e “Desenvolvimento Rural”, destes, foram selecionados 33 para a análise. Nota-se certa convergência nos estudos abordados, que transitam entre a constituição da Educação do Campo como direito, suas contradições, a necessidade de desenvolver projetos e políticas públicas específicas para cada realidade rural, o papel do professor e de sua compreensão do espaço rural e a importância da educação e da escola na promoção do desenvolvimento rural e sustentável.
Palavras-chave: educação rural; desenvolvimento local; revisão bibliográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.