Educação do campo: uma revisão sistemática

Autores

  • Daiane Netto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Glauco Schultz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2683

Resumo

A trajetória da educação do campo não é linear. Após inúmeras pausas e percalços, na década de 1990, os movimentos sociais, juntamente com outras organizações e apoio de universidades, voltam a se articular na luta pela educação de qualidade para o meio rural. Desde então, diversas ações foram promovidas, dentre elas, em 2002 o Conselho Nacional de Educação aprovou as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo (DOBEC). A educação, além de construir conhecimento e contribuir para o desenvolvimento pessoal, por meio do pensamento crítico, pode promover a ressignificação do espaço rural, fortalecendo seu desenvolvimento. Assim, o objetivo deste estudo é realizar reflexões a partir da análise da produção textual brasileira sobre a educação do campo, após a aprovação das DOBEC, e a sua relação com o desenvolvimento rural. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática dos artigos disponíveis no portal de periódicos da Capes. Foram encontrados 88 artigos a partir da busca com as palavras-chave: “Educação do Campo”, “Educação Rural” e “Desenvolvimento Rural”, destes, foram selecionados 33 para a análise. Nota-se certa convergência nos estudos abordados, que transitam entre a constituição da Educação do Campo como direito, suas contradições, a necessidade de desenvolver projetos e políticas públicas específicas para cada realidade rural, o papel do professor e de sua compreensão do espaço rural e a importância da educação e da escola na promoção do desenvolvimento rural e sustentável.

Palavras-chave: educação rural; desenvolvimento local; revisão bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Netto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Química Industrial (IQ/UFRGS), especialista em Gestão Ambiental (UNOPAR). Acadêmica do curso de Química - Licenciatura (IQ/UFRGS) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS).

Glauco Schultz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Prof. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) Curso de Graduação em Ciências Econômicas Curso de Graduação (EaD) em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Rural (PGDR) Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Agronegócios (PPG-Agronegócios) Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN)

Downloads

Publicado

11/07/2017

Como Citar

Netto, D., & Schultz, G. (2017). Educação do campo: uma revisão sistemática. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2683

Edição

Seção

Artigos