Educação inclusiva no Centro Integrado de Desenvolvimento: entrelaçamentos entre escola, diferenças e sociedade

Autores

  • Marcelo Oliveira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2774

Resumo

Este artigo apresenta considerações acerca da inclusão em uma escola da cidade de Porto Alegre chamada Centro Integrado de Desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que envolveu entrevistas e observações realizadas em duas turmas dos dois últimos anos da Educação Infantil. A partir das falas das entrevistadas, o artigo estabelece relações entre os entendimentos sobre deficiência, diferenças e diversidades vivenciados na escola. A pesquisa demonstra que a escola entende que a educação desenvolvida em um espaço inclusivo tem reflexos positivos na sociedade. A escola busca entender cada criança na sua individualidade e características próprias, independentemente de alguma deficiência, buscando a melhor forma de contribuir para sua constituição como pessoa.

Palavras-chave: inclusão; educação infantil; deficiência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Oliveira da Silva

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

11/07/2017

Como Citar

Silva, M. O. da. (2017). Educação inclusiva no Centro Integrado de Desenvolvimento: entrelaçamentos entre escola, diferenças e sociedade. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2774

Edição

Seção

Dossiê