A organização do trabalho docente no atendimento educacional especializado em escolas públicas da rede estadual do município de Porto Velho, Rondônia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2773Resumo
Nas últimas décadas, a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular tem avançadosignificativamente, a fim de promover a educação para todos. Os documentos internacionais e nacionais visam,em particular, reduzir as condições impeditivas que os impossibilitem de participar ativamente na sociedade,promovendo uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento das suas possibilidades. Assim, para atender oaluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e ainda altas habilidades e superdotação, umatendimento suplementar e complementar é oferecido em Sala de Recursos Multifuncional. De naturezaqualitativa, esta pesquisa entrevistou professores da rede pública estadual do município de Porto Velho / RO ebuscou investigar como o professor de atendimento educacional especializado organiza o seu trabalho a fim deidentificar os desafios e possibilidades que são vivenciados na educação especial a partir de uma visão Inclusiva.Os resultados mostraram que os professores, pela organização prévia, visualizam o aluno como o centro,pensando em uma educação que possibilite a aprendizagem dos estudantes. No entanto, existem muitasdificuldades encontradas pelos professores na organização do seu trabalho para garantir a inclusão: dupla jornadade trabalho dos professores, falta de materiais e mobiliário mínimos, número excessivo de alunos, falta deformação continuada. As dificuldades demonstram uma escola pública desestruturada, sem o mínimo para umtrabalho de ensino de qualidade.
Palavras-chave: educação inclusiva; prática pedagógica; sala de recurso multifuncional; professor.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.