A organização do trabalho docente no atendimento educacional especializado em escolas públicas da rede estadual do município de Porto Velho, Rondônia, Brasil

Autores

  • Sônia Carla Gravena Cândido da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
  • Josefa Aparecida Pereira de Andrade Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
  • Rosiele Pinho Gozaga Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2773

Resumo

Nas últimas décadas, a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular tem avançadosignificativamente, a fim de promover a educação para todos. Os documentos internacionais e nacionais visam,em particular, reduzir as condições impeditivas que os impossibilitem de participar ativamente na sociedade,promovendo uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento das suas possibilidades. Assim, para atender oaluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e ainda altas habilidades e superdotação, umatendimento suplementar e complementar é oferecido em Sala de Recursos Multifuncional. De naturezaqualitativa, esta pesquisa entrevistou professores da rede pública estadual do município de Porto Velho / RO ebuscou investigar como o professor de atendimento educacional especializado organiza o seu trabalho a fim deidentificar os desafios e possibilidades que são vivenciados na educação especial a partir de uma visão Inclusiva.Os resultados mostraram que os professores, pela organização prévia, visualizam o aluno como o centro,pensando em uma educação que possibilite a aprendizagem dos estudantes. No entanto, existem muitasdificuldades encontradas pelos professores na organização do seu trabalho para garantir a inclusão: dupla jornadade trabalho dos professores, falta de materiais e mobiliário mínimos, número excessivo de alunos, falta deformação continuada. As dificuldades demonstram uma escola pública desestruturada, sem o mínimo para umtrabalho de ensino de qualidade.

Palavras-chave: educação inclusiva; prática pedagógica; sala de recurso multifuncional; professor.

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Biografia do Autor

  • Sônia Carla Gravena Cândido da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
    Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR.
  • Josefa Aparecida Pereira de Andrade, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
    Graduação em Pedagogia Pedagogia (FAEL), Especialização em Educação Especial e Inclusão (FAEL). Acadêmica do curso de Psicologia (UNIJIPA-RO)
  • Rosiele Pinho Gozaga Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
    Enfermeira graduada na modalidade Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

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Publicado

11/07/2017

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A organização do trabalho docente no atendimento educacional especializado em escolas públicas da rede estadual do município de Porto Velho, Rondônia, Brasil. (2017). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2773

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