Atividade de habilidades básicas como facilitadora do aprendizado do sistema Braille na reabilitação de indivíduos com deficiência visual

Autores

  • Raffaela de Menezes Lupetina Instituto Benjamin Constant. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Lindiane Faria do Nascimento Instituto Benjamin Constant
  • Luciana Barros Farias Lima Instituto Benjamin Constant

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2781

Resumo

Este trabalho tem como objetivo trazer reflexões sobre o processo de educação e reabilitação desenvolvido com indivíduos deficientes visuais. Tais reflexões são frutos de um relato de experiência sobre atividades que vem sendo realizadas em uma instituição especializada na educação de indivíduos cegos e com baixa visão, localizada no Rio de Janeiro. Essas atividades são relacionadas as Habilidades Básicas e o ensino do Sistema Braille direcionadas para a instrução de jovens e adultos reabilitandos, aqueles que perderam a visão tardiamente. Na aula de Habilidades Básicas os alunos são estimulados a aprimorar a coordenação motora, o raciocínio, a lateralidade e a localização espacial. Além disso, tem o estímulo à identificação de texturas, que são aptidões necessárias para o aprendizado do Sistema Braille. Todos os sentidos remanescentes à visão são incentivados para que esse indivíduo adquira uma nova vida a partir desse momento. Os resultados desse estudo apontam que o estímulo tátil é importante para o deficiente visual, cego ou com baixa visão, e quando percebe-se o uso do tato e dos sentidos com fluidez é adequado o ensino do Sistema Braille, que permite ao indivíduo uma independência e a recuperação do contato com a leitura e a escrita. Com essa independência, o deficiente visual é incluído na sociedade e tem o resgate da sua autoestima.

Palavras-chave: deficiência visual; reabilitação; sistema Braille.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raffaela de Menezes Lupetina, Instituto Benjamin Constant. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Lindiane Faria do Nascimento, Instituto Benjamin Constant

Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Departamento de Educação do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Luciana Barros Farias Lima, Instituto Benjamin Constant

Especialista em Deficiência Mental pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Especialista em Surdez e Letramento em anos iniciais e Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Professora do Departamento de Educação do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Downloads

Publicado

11/07/2017

Como Citar

de Menezes Lupetina, R., Faria do Nascimento, L., & Barros Farias Lima, L. (2017). Atividade de habilidades básicas como facilitadora do aprendizado do sistema Braille na reabilitação de indivíduos com deficiência visual. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2781

Edição

Seção

Dossiê