A educação patrimonial como recurso para a educação: Um estudo a partir do patrimônio material Estalação da Luz e patrimônio imaterial Fandango Caiçara no estado de São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3227Resumo
Este artigo teve como objetivo conhecer a importância do patrimônio material e imaterial para a educação, pormeio de dois patrimônios na cidade e no estado de São Paulo: A Estação da Luz como patrimônio material e o
Fandango Caiçara como patrimônio imaterial. Assim, se discutiu a importância da educação patrimonial como
recurso para a educação, e também a relação desses marcos histórico para a preservação da cultura e história de um
povo. Para tanto foi realizada a pesquisa bibliográfica a fim de contribuir para a reflexão de um ensino de
qualidade sob o viés da educação patrimonial, por meio de suas representações culturais. Considera-se, por fim,
que as reflexões preliminares apontaram para os seguintes aspectos: a importância de projetos, oficinas, saídas de
campo sobre a educação patrimonial dentro das escolas; ensinar o respeito ao passado, construindo assim um
futuro melhor para as crianças e jovens. Observou-se que a educação patrimonial é uma possibilidade de se
trabalhar com o resgate da memória e patrimônio para a educação do futuro, visto que há inúmeros bens tombados
e registrados, como nos casos utilizados neste estudo, valorizando a cidade, o estado, e as pessoas que fazem parte
deste patrimônio, estimulando o sentimento de identidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.