A educação patrimonial como recurso para a educação: Um estudo a partir do patrimônio material Estalação da Luz e patrimônio imaterial Fandango Caiçara no estado de São Paulo, Brasil

Autores

  • Ana Paula Perardt Farias
  • Marcelo Campos Tiago

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3227

Resumo

Este artigo teve como objetivo conhecer a importância do patrimônio material e imaterial para a educação, por
meio de dois patrimônios na cidade e no estado de São Paulo: A Estação da Luz como patrimônio material e o
Fandango Caiçara como patrimônio imaterial. Assim, se discutiu a importância da educação patrimonial como
recurso para a educação, e também a relação desses marcos histórico para a preservação da cultura e história de um
povo. Para tanto foi realizada a pesquisa bibliográfica a fim de contribuir para a reflexão de um ensino de
qualidade sob o viés da educação patrimonial, por meio de suas representações culturais. Considera-se, por fim,
que as reflexões preliminares apontaram para os seguintes aspectos: a importância de projetos, oficinas, saídas de
campo sobre a educação patrimonial dentro das escolas; ensinar o respeito ao passado, construindo assim um
futuro melhor para as crianças e jovens. Observou-se que a educação patrimonial é uma possibilidade de se
trabalhar com o resgate da memória e patrimônio para a educação do futuro, visto que há inúmeros bens tombados
e registrados, como nos casos utilizados neste estudo, valorizando a cidade, o estado, e as pessoas que fazem parte
deste patrimônio, estimulando o sentimento de identidade.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Perardt Farias

    Mestranda em Turismo pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduanda Lato Sensu em Docência no Ensino
    Superior pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Graduada em Turismo pela Universidade Estadual do CentroOeste do Paraná, Brasil.

  • Marcelo Campos Tiago
    Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012). Mestre em
    Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004). Graduado em Direito pela
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Graduado em História pela Universidade de São Paulo
    (1990). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Nove de Julho (2002), Brasil

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Publicado

07/07/2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A educação patrimonial como recurso para a educação: Um estudo a partir do patrimônio material Estalação da Luz e patrimônio imaterial Fandango Caiçara no estado de São Paulo, Brasil. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3227