A multiculturalidade no curso técnico em florestas do IFRO campus Ji-Paraná / Rondônia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3228Resumo
A perspectiva multicultural será debatida a partir do enfoque no curso técnico integrado ao EnsinoMédio de Florestas do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), objetivando investigar o
multiculturalismo e sua contribuição na formação da identidade cultural dos alunos. A pesquisa tem
uma abordagem qualitativa de caráter descritivo a qual possibilitará traduzir a perspectiva dos
participantes e o modo que interpretam as suas vivências na instituição. Por meio do estudo
qualitativo, analisou-se como podem ocorrer práticas multiculturalmente comprometidas, bem como
buscou-se identificar alguns hábitos dos alunos eivados de desigualdades, preconceitos e violência, em
que os mesmos não se voltaram a fazer questionamentos sobre as diferenças culturais. A partir do
conhecimento da temática do multiculturalismo é possível planejar experiências educativas
interdisciplinares que respeitem e valorizem a dimensão cultural das etnias, buscando articulá-las ao
processo de ensino-aprendizagem no curso de Florestas, principalmente, no âmbito das disciplinas da
área técnica, entendendo que os comportamentos culturais dos alunos são fontes legítimas de
representação cultural e modos de vida construídos durante sua formação, podendo ser incorporados
aos conteúdos de ensino que estão articulados ao currículo do curso, o qual visa formar profissionais
com atuação crítica, considerando seus aspectos culturais, tais como a visão ética e humanística.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.