A multiculturalidade no curso técnico em florestas do IFRO campus Ji-Paraná / Rondônia, Brasil

Autores

  • João Guilherme Rodrigues Mendonça
  • Anderson Teixeira Telles
  • Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3228

Resumo

A perspectiva multicultural será debatida a partir do enfoque no curso técnico integrado ao Ensino
Médio de Florestas do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), objetivando investigar o
multiculturalismo e sua contribuição na formação da identidade cultural dos alunos. A pesquisa tem
uma abordagem qualitativa de caráter descritivo a qual possibilitará traduzir a perspectiva dos
participantes e o modo que interpretam as suas vivências na instituição. Por meio do estudo
qualitativo, analisou-se como podem ocorrer práticas multiculturalmente comprometidas, bem como
buscou-se identificar alguns hábitos dos alunos eivados de desigualdades, preconceitos e violência, em
que os mesmos não se voltaram a fazer questionamentos sobre as diferenças culturais. A partir do
conhecimento da temática do multiculturalismo é possível planejar experiências educativas
interdisciplinares que respeitem e valorizem a dimensão cultural das etnias, buscando articulá-las ao
processo de ensino-aprendizagem no curso de Florestas, principalmente, no âmbito das disciplinas da
área técnica, entendendo que os comportamentos culturais dos alunos são fontes legítimas de
representação cultural e modos de vida construídos durante sua formação, podendo ser incorporados
aos conteúdos de ensino que estão articulados ao currículo do curso, o qual visa formar profissionais
com atuação crítica, considerando seus aspectos culturais, tais como a visão ética e humanística.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Guilherme Rodrigues Mendonça

    Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP). Mestre em Educação
    Física pela Universidade Gama Filho. Professor da Universidade Federal de Rondônia, Brasil

  • Anderson Teixeira Telles
    Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Técnico em Assuntos Educacionais do
    Instituto Federal de Rondônia
  • Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles
    Pedagoga e Assistente de alunos do Instituto Federal de Rondônia, Brasil

Downloads

Publicado

07/07/2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A multiculturalidade no curso técnico em florestas do IFRO campus Ji-Paraná / Rondônia, Brasil. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3228