Aconselhamento filosófico aplicado à educação ambiental e agroecologia

Autores

  • Rodolfo Antônio de Figueiredo
  • Paulo Rogério da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3229

Resumo

O presente artigo tem por objetivo a geração de uma compreensão mais aprofundada sobre o conceito de natureza a
partir das contribuições de filósofos representativos dos três momentos da filosofia ocidental: metafísica, científica
e dialética. Esse estudo procura auxiliar profissionais das áreas de educação ambiental e de agroecologia, que com
tal conhecimento poderão melhor embasar seu trabalho. Os resultados indicaram que as concepções de natureza
presentes no âmbito tanto da expressão filosófica metafísica como dialética coadunam com os campos da educação
ambiental e da agroecologia, devendo ser evitada por profissionais dessas áreas a concepção moderna, cartesiana e
positivista de natureza e sociedade presente no âmbito da expressão filosófica científica.

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Biografia do Autor

  • Rodolfo Antônio de Figueiredo

    Mestre e Doutor em Ecologia, Professor Associado do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da
    Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

  • Paulo Rogério da Silva
    Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor na rede
    pública de São Carlos-SP e professor-tutor no Ensino Superior (graduação e pós-graduação lato sensu), Brasil

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Publicado

07/07/2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aconselhamento filosófico aplicado à educação ambiental e agroecologia. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3229