Disciplina de ciências naturais e perfil docente: O curso de licenciatura ofertado pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3231Resumo
Neste artigo, abordamos o perfil profissional do professor para a disciplina de Ciências Naturais, nos anos finais doensino fundamental, sistematizada a partir da integração curricular. Para proceder a discussão desse tema, tomamos
a Proposta de Licenciatura Plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Campus de Goioerê.
Também fizemos uso de entrevistas concedidas por professores que contribuem com produções teóricas e com a
atuação docente nas disciplinas que compõem essa área de conhecimento: Biologia, Química e Física.
Consideramos as demandas que deram sustentação à área de conhecimento das Ciências Naturais, assim como, a
demanda por formação de professores com características que atendem ao ensino do conteúdo. A partir de uma
análise qualitativa buscamos resgatar os pressupostos teórico-metodológicos que vem dando sustentação à
disciplina de Ciências Naturais e demandas de um perfil docente.
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