Diretrizes curriculares para a formação de professores: Avanços e perspectivas para as licenciaturas

Autores

  • Isis Azevedo da Silva Carvalho
  • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3232

Resumo

Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que discute os desafios e as
disputas implicados no processo de implementação da Resolução CNE/CP n. 2/2015 que define as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação
pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. A partir da aprovação
das novas diretrizes as universidades brasileiras terão até junho de 2018 para reorganizarem os currículos das
licenciaturas e construírem uma proposta institucional para a formação docente. Neste texto, apresentam-se
algumas das modificações presentes entre as diretrizes de 2002 e de 2015, buscando evidenciar as mudanças e
apontar aspectos em que o novo ordenamento legal avança para potencializar o currículo das licenciaturas. E
problematiza, ao longo do texto, aspectos presentes no parecer e na resolução das atuais diretrizes como as práticas
pedagógicas e a identidade das licenciaturas nas universidades. Por fim, destaca-se que as atuais diretrizes
evidenciam no documento um ganho para a formação de professores com o aumento da carga horária pedagógica,
a proposta de um Projeto Institucional, a inclusão da gestão educacional e a definição da prática pedagógica.

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Biografia do Autor

  • Isis Azevedo da Silva Carvalho

    Graduanda na Universidade Federal do Rio Grande, Brasil, curso de licenciatura em Pedagogia. Bolsista de
    iniciação científica CNPq PIBIC.

  • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
    Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Professora no
    Instituto de Educação da mesma instituição, na área de Didática, Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado
    e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da FURG.

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Publicado

07/07/2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diretrizes curriculares para a formação de professores: Avanços e perspectivas para as licenciaturas. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3232