Planejamento participativo: Elementos para o debate em ação

Autores

  • Egeslaine de Nez
  • Warley Carlos de Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3234

Resumo

O planejamento participativo é uma temática relevante que vem sendo abordada ao longo dos anos no campo da
Didática. Neste contexto, o artigo em questão tem como objetivo discutir o planejamento participativo com base na
escola, tratando-o como instrumental teórico-prático capaz de facilitar a convergência entre o refletir e o agir. A
tentativa é compreendê-lo como ferramenta capaz de vitalizar experiências e respaldar a construção democrática do
projeto político-pedagógico, sendo essa uma das justificativas desse estudo. No desenvolvimento desta
investigação foram aplicados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica; pesquisa de
campo com coleta de dados por meio de questionários estruturados, aplicado a professores, coordenadores e
diretores da Educação Básica, em municípios do norte do Estado de Mato Grosso. A abordagem analítica abarcou a
pesquisa quali/quantitativa, buscando um posicionamento crítico. Considera-se que a relevância científica deste
artigo se dá no sentido de evidenciar a importância do planejamento, em face da busca dos pressupostos
democráticos básicos no espaço educativo. Nas análises desta investigação foi possível perceber a necessidade do
planejamento participativo, com base na democracia das relações e a fundamentação a partir da compreensão das
relações sociais. Finalmente, é imprescindível reforçar o conceito de participação nesse processo e da importância
do projeto político pedagógico. A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações
sociais; tudo o que acontece no meio escolar (inclusive o planejamento) está atravessado por influências
econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes.

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Biografia do Autor

  • Egeslaine de Nez

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade
    Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA). Líder do Grupo de Pesquisa sobre
    Universidade (GEU/Unemat/UFMT)

  • Warley Carlos de Souza
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso
    (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA). Líder do Laboratório de Estudo e Pesquisas em Educação
    Física (LEPEF).

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Publicado

07/07/2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Planejamento participativo: Elementos para o debate em ação. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3234