Planejamento participativo: Elementos para o debate em ação
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3234Resumo
O planejamento participativo é uma temática relevante que vem sendo abordada ao longo dos anos no campo daDidática. Neste contexto, o artigo em questão tem como objetivo discutir o planejamento participativo com base na
escola, tratando-o como instrumental teórico-prático capaz de facilitar a convergência entre o refletir e o agir. A
tentativa é compreendê-lo como ferramenta capaz de vitalizar experiências e respaldar a construção democrática do
projeto político-pedagógico, sendo essa uma das justificativas desse estudo. No desenvolvimento desta
investigação foram aplicados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica; pesquisa de
campo com coleta de dados por meio de questionários estruturados, aplicado a professores, coordenadores e
diretores da Educação Básica, em municípios do norte do Estado de Mato Grosso. A abordagem analítica abarcou a
pesquisa quali/quantitativa, buscando um posicionamento crítico. Considera-se que a relevância científica deste
artigo se dá no sentido de evidenciar a importância do planejamento, em face da busca dos pressupostos
democráticos básicos no espaço educativo. Nas análises desta investigação foi possível perceber a necessidade do
planejamento participativo, com base na democracia das relações e a fundamentação a partir da compreensão das
relações sociais. Finalmente, é imprescindível reforçar o conceito de participação nesse processo e da importância
do projeto político pedagógico. A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações
sociais; tudo o que acontece no meio escolar (inclusive o planejamento) está atravessado por influências
econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes.
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