Reflexões de si: Experiências de escrita do memorial de formação

Autores

  • Luciana de Araújo Pereira
  • Fabrício Oliveira da Silva
  • Charles Maycon de Almeida Mota

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3235

Resumo

O trabalho é fruto de reflexões (auto)biográficas em que se toma a trajetória de formação do doutoramento como
elemento para se pensar no conhecimento de si através da escrita do memorial de formação. Neste sentido, o estudo
visa compreender os sentidos que atravessam as experiências formativas, tomando a escrita do memorial como
elemento de reflexão do conhecimento de si. Para tanto, adotamos como base teórica as discussões de Souza
(2006), Pineau (2014) e Josso (2010). Trata-se de uma pesquisa-formação em que foi utilizado como dispositivo
analítico de pesquisa o memorial descritivo de um dos autores deste trabalho. Adotamos como base metodológica a
pesquisa (auto)biográfica, que permite aos sujeitos refletir sobre suas vivências e experiências, bem como tomar
consciência de si e de sua própria formação. Este estudo nos possibilitou uma maior compreensão das variadas
perspectivas formativas que o conhecimento de si desencadeia, ao nos permitir perceber a importância de
evidenciar o processo de produção do conhecimento, de formação e de exercício da profissão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana de Araújo Pereira

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade
    do Estado da Bahia. Professor substituto da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências
    Humanas e Tecnologias, Campus XVI. Membro do grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade –
    DIVERSO.

  • Fabrício Oliveira da Silva
    Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade
    do Estado da Bahia. Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências
    Humanas e Tecnologias, Campus XVI. Membro do grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade –
    DIVERSO.
    ***
  • Charles Maycon de Almeida Mota
    Mestre em Educação e Diversidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade – PPED da
    Universidade do estado da Bahia. Professor da Educação Básica da rede municipal de ensino em Várzea do Poço,
    BA. Membro do grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade – DIVERSO.

Downloads

Publicado

07/07/2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reflexões de si: Experiências de escrita do memorial de formação. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3235