Educação quilombola e currículo escolar: Olhares sobre a prática educativa no contexto escolar

Autores

  • Jean Mac Cole Tavares Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN
  • Élida Joyce de Oliveira
  • Guilherme Paiva de Carvalho Martins Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3425

Resumo

A educação quilombola é um tema relevante em nosso país, pois mostra o reconhecimento de um grupo étnico racial historicamente posicionado às margens de uma educação tradicionalmente eurocêntrica. Este artigo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo é analisar se o currículo da Escola Estadual Xavier Fernandes faz conexão com a realidade da comunidade quilombola do Jatobá. A escola em questão está situada na cidade de Patu/RN e atende alunos da comunidade quilombola do Jatobá. Perante isso, dividimos o presente artigo em três partes: a primeira delas consiste em perceber os subsídios que pontuam o processo de construção da política nacional para a educação quilombola, representada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (Brasil, 2012); na segunda parte, faremos uma abordagem sobre currículo e a importância de trabalhar a diversidade e suas significações no ambiente escolar; e, por fim, analisamos se as práticas educativas da Escola Manoel Xavier Fernandes fazem conexão com a realidade local. A metodologia utilizada no estudo em tela parte da pesquisa bibliográfica sobre a temática, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com a coordenação da referida escola. Autores como Munanga (2005), Macedo (2012), Lopes (2011), Gomes (2007), entre outros, embasarão nossa discussão teórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN

Pós-doutorado em Educação, Doutorado em Educação, Mestrado em História Social, Especialização em Teoria e Metodologia da História, Licenciatura em História e Bacharelado em Direito. Professor do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação/UERN. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, em associação UERN/UFERSA/IFRN.

Élida Joyce de Oliveira

Mestranda em Ensino, Licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais.

Guilherme Paiva de Carvalho Martins, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutorado em Sociologia, Mestrado em Filosofia, graduação em Filosofia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN).

Downloads

Publicado

29/01/2019

Como Citar

Santos, J. M. C. T., Oliveira, Élida J. de, & Martins, G. P. de C. (2019). Educação quilombola e currículo escolar: Olhares sobre a prática educativa no contexto escolar. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3425

Edição

Seção

Artigos