DESAFIOS DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DILEMAS E ANSEIOS EM UMA IES DO INTERIOR DO AMAZONAS, BRASIL

Autores

  • Braga Aníbal Tavares de Oliveira INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, INC/UFAM.
  • João Paulo Montalvão da Silva INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (INC/UFAM).
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3434

Resumo

O tema desafios do professor na educação superior: dilemas e anseios em uma IES do Interior do Amazonas implicaram em estudar a relação dos professores com o seu ambiente de trabalho, visando abordar a problemática, desafios e dificuldades que os profissionais da educação do Ensino Superior de uma IES se deparam perante a realização de suas atividades, pois se sabe que o professor do ensino superior realiza não só tarefas pedagógicas, mas também executam várias outras funções burocráticas como a participação em comissões e atividades de pesquisa, extensão e administrativas. A presente pesquisa desenvolveu-se nas dependências da Universidade Federal do Amazonas, especificamente no Instituto de Natureza e Cultura – INC com sede no município de Benjamin Constant – AM. O estudo, inicialmente buscou a participação de uma amostra total de 12 docentes lotados no Instituto de Natureza e Cultura, contudo, houve a participação de apenas oito docentes, dos quais tiverem representantes de cinco dos seis cursos que integram o INC. A pesquisa se caracterizou como tipo descritiva, vislumbrando a descrição dos fatos observados sem interferi-lo, assim como é caracterizada também por aspectos de pesquisa exploratória. Foi possível com esse estudo realizar a caracterização os dilemas e anseios de professores atuantes no Instituto de Natureza e Cultura – INC, levando em consideração as ambiguidades e conflitos nos níveis pedagógicos, administrativos e pessoais, identificando os mecanismos de suplantação dos desafios por meio dos argumentos apresentados pelos docentes e posteriormente à discussão da importância do papel docente na Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Braga Aníbal Tavares de Oliveira, INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, INC/UFAM.

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química, INC/UFAM.

João Paulo Montalvão da Silva, INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (INC/UFAM).

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química, INC/UFAM.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, Brasil.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. É professor efetivo do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM).

Downloads

Publicado

10/07/2019

Como Citar

Oliveira, B. A. T. de, Silva, J. P. M. da, & Lima, R. A. (2019). DESAFIOS DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DILEMAS E ANSEIOS EM UMA IES DO INTERIOR DO AMAZONAS, BRASIL. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3434

Edição

Seção

Artigos