O CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFRJ E SEUS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: A AÇÃO E REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3469

Resumo

A Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obteve a aprovação para o curso de Letras-Libras nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, ambos ofertados no período noturno, em 2013. Turmas PARFOR destinadas à oferta do curso de Licenciatura em Letras–Libras para professores da Educação Básica também foram criadas. A primeira turma ingressou na Universidade no primeiro semestre de 2014. A implantação do Curso de Licenciatura em Letras-Libras tem como objetivo formar professores de Libras, como primeira (L1) e segunda língua (L2). O estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFRJ ocorre ao longo da disciplina de Prática de Ensino em Estágio Supervisionado em Libras e Literatura Surda, a qual contempla 400h. Esse quantitativo de horas é totalizado ao longo de três semestres (do 60 ao 80 período). Para que o licenciando tenha uma visão ampla de diversas possibilidades de trabalho, os estágios são divididos em espaço não formal de ensino e espaço formal. O estágio em espaços de ensino não formal ocorre principalmente em Centros Culturais, Museus, Parques e outros locais acessíveis ao público. Dada a relevância do estágio supervisionado obrigatório, neste trabalho relatamos a experiência vivenciada no segundo semestre de 2016 pela primeira turma do curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFRJ, a qual realizou atividade de estágio no Museu Nacional.


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Biografia do Autor

Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Departamento de Didática

Área de Didática da Libras e Prática de Ensino de Libras

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Publicado

10/07/2019

Como Citar

Razuck, R. C. de S. R. (2019). O CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFRJ E SEUS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: A AÇÃO E REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3469

Edição

Seção

Artigos