IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS

Autores

  • Susie Taís Gameleira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ayla Márcia Cordeiro Bizerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3481

Resumo

A identificação de conhecimentos prévios dos estudantes tem se tornado uma ferramenta de fundamental importância, pois através dela pode-se identificar os subsunçores presentes na estrutura cognitiva do aluno. O que permite, portanto, a elaboração de métodos e metodologias de ensino adequadas para que se obter uma aprendizagem significativa. Dessa forma, neste trabalho apresentam-se as análises das respostas de alunos de uma turma do primeiro ano do ensino médio para identificação de seus conhecimentos prévios através da resolução de situações problema, envolvendo conceitos básicos de química para uma melhor compreensão dos processos de separação de misturas. Os resultados obtidos foram analisados e categorizados em relação ao nível cognitivo dos alunos, em categorias propostas por Stuart e Marcondes (2009), baseada nos pressupostos de Zoller (2002). De acordo com os dados obtidos, para todas as situações propostas a maioria dos alunos classificou-se apenas no nível mais básico, não conseguindo reconhecer as situações propostas, limitando-se apenas a repetição de conceitos ou fórmulas. Assim, sugere-se que a identificação dos conhecimentos prévios é uma ferramenta importante para elaboração de estratégias adequadas ao ensino pois pode direcionar o professor para uma prática docente mais efetiva que objetive a aprendizagem significativa.

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Publicado

10/07/2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS. (2019). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3481