PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR: PERFIL E ATUAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA

Autores

  • Mayara Erbes Ranzan Universidade Federal de São Carlos
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos
  • Fátima Elisabeth Denari Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3882

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar e descrever o perfil e atuação dos Profissionais de Apoio Escolar em um município do interior do estado de São Paulo, considerando essa ser uma profissão recente, sem perfil bem estabelecido, tarefas concretizadas e diferenciações quanto a outros profissionais presentes no chão da escola. Para atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa exploratória utilizando como instrumento para coleta de dados, uma entrevista semiestruturada composta por quatorze questões. Os resultados encontrados apontam que a profissão ainda está em fase de concretização, necessitando delimitações e esclarecimentos quanto às ações, funções e os alunos que necessitam de apoio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mayara Erbes Ranzan, Universidade Federal de São Carlos

    Graduação em Educação Física- Licenciatura (UNIOESTE) - Centro de Educação, Ciências Humanas e Letras.

    Mestrado em Educação Especial (UFSCar) - Centro de Educação e Ciências Humanas, dpto Pscicologia

    Especialização em Atividade Física Adaptada (UNICAMP)

    Doutorado em andamento em Esucação Especial (UFSCar) - Centro de Educação e Ciências Humanas, dpto Pscicologia

  • Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos
    Possui Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992).  Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado.
  • Fátima Elisabeth Denari, Universidade Federal de São Carlos

    possui graduação em Estudos Sociais pela Associação de Escolas Reunidas de São Carlos (1976), graduação em Complementação Pedagógica pela Faculdade Sâo Luiz (1986), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professor associado 4 junto ao departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e professor e orientador de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Educação Especial.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR: PERFIL E ATUAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3882