DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM CONVITE À REFLEXÃO

Autores

  • Solange Lucas Ribeiro Universidade Estadual de Feira de Santana.
  • Maria José Oliveira Duboc Universidade Estadual de Feira de Santana.
  • Klayton Santana Porto

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3903

Resumo

O presente artigo intenciona contribuir para o debate sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior e para o repensar da docência, com vista a superar preconceitos e barreiras que obstaculizam o acesso, a permanência e o desenvolvimento de tais alunos, nesse nível de ensino.  Evidencia, ainda, a necessidade de que os avanços verificados na legislação e nas diretrizes, voltadas à educação inclusiva, se materializem no cotidiano acadêmico. Relata, também, preocupações e experiências vivenciadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial (GEPEE) e pelo Grupo Permanente de Trabalho (GPT) para a elaboração e implantação da política de inclusão no ensino superior da Universidade Estadual de Feira de Santana, cujos dados colhidos apontam para o longo caminho a ser percorrido para desconstruir a visão cristalizada, no imaginário das pessoas, de que deficiência é sinônimo de incapacidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Lucas Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Doutora em Educação pela Universidade del Mar. Docente permanente do Mestrado em Educação (PPGE) e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Maria José Oliveira Duboc, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Doutora em Educação pela Universidade del Mar. Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Klayton Santana Porto

Doutor e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitações em Ciências da Natureza e Matemática (UFRB).

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Ribeiro, S. L., Duboc, M. J. O., & Porto, K. S. (2020). DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM CONVITE À REFLEXÃO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3903

Edição

Seção

Artigos