CIDADANIA LINGUÍSTICA E A EDUCAÇÃO DE SURDOS

Autores

  • Graciele Marjana Kraemer Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Luciane Bresciani Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Bianca Ribeiro Pontin Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.4007

Resumo

Pensar a educação de surdos no século XXI implica compreender que os processos de aprendizagem são plurais e dinâmicos, e é na condução pedagógica voltada para a diferença que passam a ser reformulados os significados e as representações acerca dos sujeitos envolvidos. No presente estudo, desenvolve-se a análise dos seguintes documentos: Lei nº 10.436/02; Decreto nº 5.626/05; Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa (2014); e Lei nº 13.146/15. Utiliza-se a noção de prática como conceito-ferramenta, a partir dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault. Em nosso país, nas últimas décadas, os investimentos na reabilitação auditiva têm se tornado importantes mecanismos para o processo de normalização linguística dos sujeitos surdos. Contudo, na presente análise, objetiva-se tensionar os processos de reabilitação, considerando uma perspectiva educacional que contemple a cidadania linguística. A cidadania linguística implica a operacionalização de um conjunto de práticas que considerem o direito comunicacional como premissa de todo o contexto educacional, desde a estruturação curricular até a formação docente e o planejamento da prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciele Marjana Kraemer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora do Departamento de Estudos Especializados (DEE), da Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS). Graduada em Educação Especial - Deficientes da Audiocomunicação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2007). Mestre em Educação (2011) e Doutora em Educação (2017), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estudos de Pós-doc no Programa de Pós-Graduação em Educação Unisinos (2017-2019). Atuou como professora nas séries iniciais da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico no período de 2007-2009; professora de Libras na Faculdade Porto-Alegrense (FAPA, 2010-2012); professora do Instituto Superior de Educação de Ivoti (ISEI, 2011-2013). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI) Unisinos e é pesquisadora membro da International Research Network on Inclusion, Learning and Technology in Education (RIIATE). Trabalha com os seguintes temas: Inclusão Escolar; Políticas Educacionais Inclusivas; Políticas e Práticas na Educação de Surdos. Contato: graciele.kraemer@gmail.com

Luciane Bresciani Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduada em História pelo Centro Universitário La Salle (2007); Especialista em Educação Especial e Processos Inclusivos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009); Certificada pelo Exame ProLibras/MEC (2011) como Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa para atuação no ensino superior; e Mestre em Educação na Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação pelo PPGEDU/UFRGS (2017) sob orientação da Professora Drª. Adriana da Silva Thoma. Atuou como Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais nomeada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professora de Libras do magistério superior, Assistente A, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Bianca Ribeiro Pontin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) Departamento de Estudos Especializados UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Doutoranda em Educação na Linha de Estudos Culturais em Educação - UFRGS. Mestre em Educação na Linha de Estudos Culturais em Educação - UFRGS Especialização em Estudos Culturais e os Currículos Contemporâneos na Educação Básica - UFRGS. Graduada em Letras/Libras pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Kraemer, G. M., Lopes, L. B., & Pontin, B. R. (2020). CIDADANIA LINGUÍSTICA E A EDUCAÇÃO DE SURDOS. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.4007

Edição

Seção

Artigos