A PRESENÇA DA LIBRAS E DE LEGENDAS EM VÍDEOS DIDÁTICOS: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS

Autores

  • Eduarda Megumi Kawase
  • Otávio Santos Costa
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4060

Resumo

Os vídeos didáticos vêm se constituindo como uma realidade crescente no contexto da educação de surdos pela possibilidade de organizar em língua de sinais a exposição e a explicação dos conteúdos escolares, favorecendo a visualidade. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo apresentar a análise de percepções de alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental em relação à qualidade da Libras e de legendas presentes em vídeos didáticos produzidos por professores e tradutores intérpretes da língua de sinais em situação escolar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva, utilizando técnica de Grupo Focal para coleta de dados. Os resultados salientam a importância da valorização de aspectos da Libras como mediadores para o entendimento do que está sendo transmitido nos vídeos e em relação às legendas, essas remetem ao tempo de exposição para a leitura, a fim de garantir o apoio na compreensão dos conteúdos expostos.

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Biografia do Autor

Eduarda Megumi Kawase

Professora da Rede Municipal de São Carlos. Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – São Carlos, Brasil.

Otávio Santos Costa

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo. Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - São Carlos, Brasil.

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Professora Doutora do Departamento de Psicologia - Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs – UFSCar). Universidade Federal de São Carlos - São Carlos, Brasil.

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Publicado

07/02/2021

Como Citar

Kawase, E. M., Costa, O. S., & Lacerda, C. B. F. de. (2021). A PRESENÇA DA LIBRAS E DE LEGENDAS EM VÍDEOS DIDÁTICOS: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4060

Edição

Seção

Artigos