O LUGAR DAS LICENCIATURAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE DESIGUALDADES E DESAFIOS

Autores

  • Joycimar Barcellos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4082

Resumo

O presente artigo tem como objetivo reunir reflexões iniciais acerca do processo de formação de professores no país e, consequentemente, o lugar ocupado pelas licenciaturas no ensino superior brasileiro. No intuito de contextualizar o campo, apresenta-se alguns dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) que situam o cenário do ensino superior quanto a categoria administrativa das instituições, número de matrículas e perfil dos licenciandos quanto ao gênero, ao tipo de instituição, à categoria e à modalidade do ensino oferecido. Visando o diálogo com os dados, discute-se a expansão do ensino superior, as relações entre o âmbito público e privado das instituições, o crescimento da modalidade Educação à Distância (EaD) e às desigualdades que se fazem presentes neste nível de ensino desde a escolha dos cursos, perpassando pelas fases de ingresso e permanência dos estudantes. Conclui-se que as licenciaturas são oferecidas, em sua maioria, por instituições de ensino privadas, com exponencial destaque à modalidade Ead. Aponta-se como desafio da pesquisa acadêmica investir em pesquisas que busquem compreender os processos formativos que se estabelecem nessas instituições, dada sua relevância no tocante ao quantitativo de professores formados nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joycimar Barcellos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / Colégio Pedro II

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), especialista em Direito Educacional pela Faculdade Internacional Signorelli (2015), especialista em Educação Matemática pelo Colégio Pedro II (2018) e mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, vinculada à linha de pesquisa Trabalho Docente, Currículo, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas. É professora efetiva do Colégio Pedro II onde atua como professora que ensina matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como professora de Didática Geral e Metodologia da Pesquisa da Especialização em Educação Matemática. É associada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Downloads

Publicado

10/09/2021

Como Citar

Barcellos, J. (2021). O LUGAR DAS LICENCIATURAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE DESIGUALDADES E DESAFIOS. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4082

Edição

Seção

Artigos