O LUGAR DAS LICENCIATURAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE DESIGUALDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4082Resumo
O presente artigo tem como objetivo reunir reflexões iniciais acerca do processo de formação de professores no país e, consequentemente, o lugar ocupado pelas licenciaturas no ensino superior brasileiro. No intuito de contextualizar o campo, apresenta-se alguns dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) que situam o cenário do ensino superior quanto a categoria administrativa das instituições, número de matrículas e perfil dos licenciandos quanto ao gênero, ao tipo de instituição, à categoria e à modalidade do ensino oferecido. Visando o diálogo com os dados, discute-se a expansão do ensino superior, as relações entre o âmbito público e privado das instituições, o crescimento da modalidade Educação à Distância (EaD) e às desigualdades que se fazem presentes neste nível de ensino desde a escolha dos cursos, perpassando pelas fases de ingresso e permanência dos estudantes. Conclui-se que as licenciaturas são oferecidas, em sua maioria, por instituições de ensino privadas, com exponencial destaque à modalidade Ead. Aponta-se como desafio da pesquisa acadêmica investir em pesquisas que busquem compreender os processos formativos que se estabelecem nessas instituições, dada sua relevância no tocante ao quantitativo de professores formados nos últimos anos.
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