PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR: ALGUNS ASPECTOS EVIDENCIADOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4171Resumo
O uso de diferentes instrumentos para avaliação da aprendizagem no contexto escolar tem se apresentado como temática recorrente entre professores e pesquisadores. Neste artigo, lançamos nosso olhar para o portfólio, entendido como uma coleção organizada de atividades dos alunos num determinado período, selecionadas pelo professor ou escolhidas pelos alunos e que possibilita o estabelecimento de diálogos entre esses sujeitos. Com o intuito de evidenciar aspectos revelados nos registros dos alunos quando construíram um portfólio de atividades investigativas analisamos as considerações presentes em 22 portfólios de uma turma do 1º período de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal paranaense, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1. Por meio da Análise de Conteúdo das considerações presentes nos portfólios, emergiram categorias que dizem respeito a aspectos relativos aos alunos e aspectos relativos à prática docente no que se refere aos conhecimentos construídos na disciplina, às dificuldades dos alunos e à orientação do professor.
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