PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR: ALGUNS ASPECTOS EVIDENCIADOS

Autores

  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jader Otavio Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Milena Luvison Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4171

Resumo

O uso de diferentes instrumentos para avaliação da aprendizagem no contexto escolar tem se apresentado como temática recorrente entre professores e pesquisadores. Neste artigo, lançamos nosso olhar para o portfólio, entendido como uma coleção organizada de atividades dos alunos num determinado período, selecionadas pelo professor ou escolhidas pelos alunos e que possibilita o estabelecimento de diálogos entre esses sujeitos. Com o intuito de evidenciar aspectos revelados nos registros dos alunos quando construíram um portfólio de atividades investigativas analisamos as considerações presentes em 22 portfólios de uma turma do 1º período de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal paranaense, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1. Por meio da Análise de Conteúdo das considerações presentes nos portfólios, emergiram categorias que dizem respeito a aspectos relativos aos alunos e aspectos relativos à prática docente no que se refere aos conhecimentos construídos na disciplina, às dificuldades dos alunos e à orientação do professor.

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Biografia do Autor

  • Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática
  • Jader Otavio Dalto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática
  • Milena Luvison, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Mestranda em Ensino de Matemática

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Publicado

10/09/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO ENSINO SUPERIOR: ALGUNS ASPECTOS EVIDENCIADOS. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4171