v. 13 n. 2 (2023): Revista Educação Cultura e Sociedade (28. ed.)

					Visualizar v. 13 n. 2 (2023): Revista Educação Cultura e Sociedade (28. ed.)

A vigésima oitava edição da Revista Educação, Cultura e Sociedade apresenta artigos de multi temáticas que atendem o escopo da revista. Pesquisadores de várias universidades e institutos de pesquisa compõem um quadro diverso que mostra a força e qualidade da ciência brasileira. Um quadro pintado a muitas mãos, numa paleta de cores que embelezam o fazer investigativo e iluminam o caminho dos que virão. Viva a pesquisa e a democratização de suas descobertas!

Boa leitura!

Publicado: 20/12/2023

Artigos

  • O REFÚGIO NO BRASIL: A LINGUAGEM COMO POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO NA CULTURA

    Tatiana De Camargo, Vera Lucia Trevisan de Souza
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10905
  • O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS E OS IMPACTOS NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

    Fernanda Mota, Ladislau Ribeiro do Nascimento
    10-22
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10808
  • O COMPROMETIMENTO DE PAIS E MÃES DE ALUNOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOS PROFESSORES NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

    Osni Oliveira Noberto da Silva
    23-34
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10774
  • ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE EM AULAS DE LITERATURA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E ABORDAGEM CTS NA ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO EDUCACIONAL

    Fernando Bruno Antonelli Benites, Alessandra Dutra, Awdry Feisser Miquelin
    35-50
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10694
  • COMUNICAÇÃO COMO VÍNCULO UM “COLÍRIO” PARA A CEGUEIRA PSICOSSOCIAL

    Protásio Cézar dos Santos, Pedro Pereira Ferreira Junior, Saulo Ribeiro dos Santos
    51-59
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11090
  • PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO MÉDIO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE BUSCAM RELACIONAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO AO CONHECIMENTO POPULAR DE ALUNOS

    Kalliandra Bruna Mendes Nogueira de Aquino, Jerônimo Vieira Dantas Filho, Sandro de Vargas Schons
    60-69
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10759
  • SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: IMPLICAÇÕES E ESPECIFICIDADES PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL

    Simone Leite Andrade, Andreia Guilhen Pinto
    70-79
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10659
  • EDUCAÇÃO FEMININA SALESIANA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    Roselaine Alves Olmo , Jacira Helena do Valle Pereira Assis
    80-91
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11861
  • TRANSFORMANDO LIDERANÇAS ATRAVÉS DA EDUCOMUNICAÇÃO O PODER DOS 3C'S EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA

    Sâmia Cristiane Ciliato, Taís Steffenello Ghisleni
    92-102
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11720
  • OS ESPAÇOS DE (NÃO) FALA DAS CRIANÇAS NAS IDADES MÉDIA, MODERNA E CONTEMPORÂNEA CRIANÇA-ADULTO, FILHO-ALUNO E SUJEITO SOCIAL

    Silvana de Medeiros da Silva, Mariangela Momo
    103-112
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.8801
  • PRÁTICAS COMEMORATIVAS E USOS POLÍTICOS DOS FESTEJOS DO DIA DO PROFESSOR NO DISTRITO FEDERAL (1960-1971)

    Aline Ribeiro de Oliveira, Juarez José Tuchinski dos Anjos
    113-124
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11233
  • CIDADANIA E ACESSO À JUSTIÇA REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

    Lauren Hanel Lang Tabolka , Mariana Jantsch de Souza
    125-134
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11789
  • PRODUÇÃO DE TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA INTERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E REESCRITA

    Gleicieli Thaine Lucheti dos Santos de Castilhos, Fátima Aparecida de Souza Francioli, Lilian Maia Borges Testa
    135-146
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.6486
  • METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO EM ADOLESCENTES UMA INVESTIGAÇÃO TEÓRICA

    Aline Albuquerque Cirimbelli Souza, Cláudio Gonçalves Mendes Galiotto, Débora Inácia Ribeiro
    147-157
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11851
  • “A BARCA DE AMEN-EM-OPE” NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Soraia Lima Ribeiro de Sousa, Raimunda Nonata da Silva Machado
    158-168
    DOI: https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.8822