v. 14 n. 2 (Especial) (2024): Revista Educação Cultura e Sociedade (30. ed.) - Dossiê "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A BUSCA DA REARTICULAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL"

					Visualizar v. 14 n. 2 (Especial) (2024): Revista Educação Cultura e Sociedade (30. ed.) - Dossiê "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A BUSCA DA REARTICULAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL"

Edição Especial em forma de dossiê com a temática Educação Profissional e Tecnológica: rearticulação entre trabalho e educação para uma formação humana integral organizado em parceria com a coordenação do Programa de Mestrado Profissional   em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT IFMT) a partir de suas linhas de pesquisa (1) Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e (2) Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Participam da organização os grupos de pesquisa Culturas Contemporâneas - CULTCON (UNEMAT), GPET - Grupo de Pesquisa em Ensino Técnico e Tecnológico (IFMT) e o GPEP Grupo de Pesquisa em Ensino Profissional (IFMT).

Publicado: 27/12/2024

Artigos

  • PROJETO INTEGRADOR INTERAÇÃO: propostas e desafios de interdisciplinaridade no ensino médio integrado do IFMT Câmpus Várzea Grande

    Kellyn Ferreira Antunes, Sergio Gomes da Silva, Geison Jader Mello
    7-18
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12928
  • A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA DO IFMS: uma análise crítica

    Rafael Jorge de Sousa Pereira, Gisela Silva Suppo, Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos
    19-30
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12929
  • ACOLHIMENTO NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: percepção de estudantes LGBTQIA+

    Mitsuko Hatsumura, Azenaide Abreu Soares Vieira
    31-43
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12930
  • A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)EM TEMPOS DE INVENÇÕES E INDETERMINAÇÃO

    Joelson Viana Sodré, Marcos Valin Jr
    44-53
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14iEspecial.12873
  • MARCOS HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: o impacto do Educandário Agrícola Mato Grosso na formação de trabalhadores rurais (1943)

    Washington Luiz Pimentel Alves , Ronan Marcelo Martins
    54-64
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12926
  • A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL E OS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS DA “ESCOLA UNITÁRIA DE GRAMSCI”

    Camila Daniela dos Santos Ferraresso, Larissa Beraldo Kawashima
    65-76
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12899
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: transformação social ou reprodução da “ordem social” existente

    Thaquiana Salomão Machado, Leonam Lauro Nunes da Silva
    77-91
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12914
  • A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: uma análise crítica da dualidade econômica e social

    Jarel Oliveira Pinheiro, Reginaldo Hugo Szezupior dos Santos , Juliana Saragiotto Silva
    92-103
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12922
  • DA CNI AO SISTEMA “S” - O PENSAMENTO HEGEMÔNICO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA

    Ângela Fátima da Rocha, Odilson Sebastião da Silva
    104-112
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12921
  • A ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO NA EPT E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: perspectivas para a inclusão de alunos com deficiência

    Ronilson Farias Majjione Balbuena, Zaryf Araji Dahroug Pacheco
    113-123
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12925
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: contribuições para a formação integral do estudante na educação profissional e tecnológica

    Ronancielle Teixeira de Abreu Lima, José Vinicius da Costa Filho
    124-135
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12918
  • RAÇA E CLASSE JUNTAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CONTRA O NEOLIBERALISMO ECONÔMICO

    Gabriela Borges Barbosa, Lúcio Ângelo Vidal
    136-147
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12892
  • DESAFIOS OCULTOS: o que leva estudantes a abandonarem a educação profissional e tecnológica no Brasil?

    Thiago Fernandes, Elizabete Maria da Silva
    148-160
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12931
  • O PROJETO DE VIDA, OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO E O NEOLIBERALISMO: Uma revisão crítica

    Gelson Thiago Correia Leite , André Luiz Amorim da Fonseca
    161-172
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12920
  • CONTRIBUIÇÕES DE GRAMSCI E MANACORDA PARA MUDANÇAS DE CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: algumas considerações

    Ederval Pereira de Souza, Ed Wilson Tavares Ferreira
    173-185
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).13011

Apresentação

  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: rearticulação entre trabalho e educação para uma formação humana integral

    Geison Jader Mello , Thiago Fernandes, Airton José Vinholi Júnior, João Batista Lopes da Silva
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).13138