O CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFRJ E SEUS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: A AÇÃO E REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3469Abstract
A Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obteve a aprovação para o curso de Letras-Libras nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, ambos ofertados no período noturno, em 2013. Turmas PARFOR destinadas à oferta do curso de Licenciatura em Letras–Libras para professores da Educação Básica também foram criadas. A primeira turma ingressou na Universidade no primeiro semestre de 2014. A implantação do Curso de Licenciatura em Letras-Libras tem como objetivo formar professores de Libras, como primeira (L1) e segunda língua (L2). O estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFRJ ocorre ao longo da disciplina de Prática de Ensino em Estágio Supervisionado em Libras e Literatura Surda, a qual contempla 400h. Esse quantitativo de horas é totalizado ao longo de três semestres (do 60 ao 80 período). Para que o licenciando tenha uma visão ampla de diversas possibilidades de trabalho, os estágios são divididos em espaço não formal de ensino e espaço formal. O estágio em espaços de ensino não formal ocorre principalmente em Centros Culturais, Museus, Parques e outros locais acessíveis ao público. Dada a relevância do estágio supervisionado obrigatório, neste trabalho relatamos a experiência vivenciada no segundo semestre de 2016 pela primeira turma do curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFRJ, a qual realizou atividade de estágio no Museu Nacional.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.