Do currículo heteronormativo ao “transviado”: gênero e sexualidade nas concepções e práticas escolares sobralenses
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2585Resumen
A diversidade sexual e de gênero é constantemente desprezada pelas pedagogias da sexualidade heteronormativas. Desqualificadas como pecado, desvio ou anormalidade, as diferenças são governadas pela norma heterossexual. Diante do atual debate sobre a inclusão/exclusão das discussões de gênero e sexualidade na educação brasileira e a emergência de movimentos conservadores e fundamentalistas como Escola Sem Partido, é de suma importância refletir não apenas sobre as concepções de gênero e sexualidade que referenciam as políticas e práticas curriculares das escolas públicas do país, mas também questionar as práticas discursivas relacionadas a essas temáticas a fim de se pensar numa educação contra-heteronormativa. Este artigo é constituído por essas reflexões a partir de entrevistas e questionários abertos realizados em quatro escolas públicas estaduais da cidade de Sobral/CE. Das constatações da pesquisa, é possível identificar a necessidade de queerizar o pensamento e a prática tanto de formadores de docentes quanto do/as professore/as em exercício, para além da ideologia heteronormativa que se materializa na “pedagogia do armário” e do “insulto”.
Palavras-chave: currículo; gênero; sexualidade; heteronormatividade; “transviado”.
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