FORMAÇÃO DE LEITORES DE POESIA: POEMAS DE OU ISTO OU AQUILO, DE CECÍLIA MEIRELES
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11579Palavras-chave:
Formação do Leitor, Poesia, Cecília MeirelesResumo
Este artigo desenvolve reflexões sobre práticas e estratégias relacionadas à formação de leitores no ambiente escolar. Discute a importância da poesia e sua relação com a infância, destacando o tratamento literário de respeito ao universo infantil presente nos poemas da autora Cecília Meireles (2012). Na base teórica, as ideias de Candido (1972), serviram de alicerce, juntamente com a contribuição dos autores Bordini e Aguiar (1988), Cosson (2016), Cunha (2012), José Elias (2003), Nunes (2012), Pondé (1986), Silva e Silva (2021) e BNCC/Brasil (2018). Conclui-se que a vivência da poesia é primordial na formação de leitores, independente da faixa etária.
Downloads
Referências
BORDINI, Maria da Glória. Poesia Infantil. São Paulo: Ática, 1986.
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. A formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. São Paulo: set, 1972.
CANDIDO, Antônio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas Publicações, 1996.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Maria Zilda da. Poesia. In: GREGORIN FILHO, José Nicolau (org.). Literatura infantil em gêneros. São Paulo: Editora Mundo Mirim, 2012.
JOSÉ, Elias. A Poesia Pede Passagem: Um Guia Para Levar a Poesia às Escolas. São Paulo: Paulus, 2003.
MEIRELES, Cecília, 1901-1964. Ou isto ou aquilo. In: AYALA, Walmir (org.). [7.ed.] São Paulo: Global, 2012.
NUNES, Neudiran Gonçalves. O ensino de poesia na sala de aula. 20 de nov. de 2012. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-de-poesia-na-sala-de-aula/99936/
PONDÉ, Glória Maria Fialho. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. In: KHÉDE, Sonia Zilberman (org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. 2. Ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.
SILVA, Antônio Cesar Gomes da; SILVA, Rosana Rodrigues da. A importância do ensino de literatura infanto-juvenil de temática africana. In: TOMÉ, Cristinne Leus (org.) et al. Panorama dos estudos linguísticos e literários norte mato-grossenses do programa de pós-graduação em letras da Unemat. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.