FORMAÇÃO DE LEITORES DE POESIA: POEMAS DE OU ISTO OU AQUILO, DE CECÍLIA MEIRELES

Autores

  • Mariane Rauber CAMPANHOLI Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11579

Palavras-chave:

Formação do Leitor, Poesia, Cecília Meireles

Resumo

Este artigo desenvolve reflexões sobre práticas e estratégias relacionadas à formação de leitores no ambiente escolar. Discute a importância da poesia e sua relação com a infância, destacando o tratamento literário de respeito ao universo infantil presente nos poemas da autora Cecília Meireles (2012). Na base teórica, as ideias de Candido (1972), serviram de alicerce, juntamente com a contribuição dos autores Bordini e Aguiar (1988), Cosson (2016), Cunha (2012), José Elias (2003), Nunes (2012), Pondé (1986), Silva e Silva (2021) e BNCC/Brasil (2018). Conclui-se que a vivência da poesia é primordial na formação de leitores, independente da faixa etária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariane Rauber CAMPANHOLI, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestranda do PPGLetras da UNEMAT/Sinop. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte (2014). 

Referências

BORDINI, Maria da Glória. Poesia Infantil. São Paulo: Ática, 1986.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. A formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. São Paulo: set, 1972.

CANDIDO, Antônio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas Publicações, 1996.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2016.

CUNHA, Maria Zilda da. Poesia. In: GREGORIN FILHO, José Nicolau (org.). Literatura infantil em gêneros. São Paulo: Editora Mundo Mirim, 2012.

JOSÉ, Elias. A Poesia Pede Passagem: Um Guia Para Levar a Poesia às Escolas. São Paulo: Paulus, 2003.

MEIRELES, Cecília, 1901-1964. Ou isto ou aquilo. In: AYALA, Walmir (org.). [7.ed.] São Paulo: Global, 2012.

NUNES, Neudiran Gonçalves. O ensino de poesia na sala de aula. 20 de nov. de 2012. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-de-poesia-na-sala-de-aula/99936/

PONDÉ, Glória Maria Fialho. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. In: KHÉDE, Sonia Zilberman (org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. 2. Ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

SILVA, Antônio Cesar Gomes da; SILVA, Rosana Rodrigues da. A importância do ensino de literatura infanto-juvenil de temática africana. In: TOMÉ, Cristinne Leus (org.) et al. Panorama dos estudos linguísticos e literários norte mato-grossenses do programa de pós-graduação em letras da Unemat. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

 FORMAÇÃO DE LEITORES DE POESIA: POEMAS DE OU ISTO OU AQUILO, DE CECÍLIA MEIRELES. (2023). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 10(2), 119-129. https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11579

Artigos Semelhantes

1-10 de 107

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.