PROSA PARA O VERSO: A TERRA DOS MENINOS PELADOS

Autores

  • Rosana Rodrigues da SILVA Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Meri Cristiane Magalhães ROCHA Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11580

Palavras-chave:

Cordel, Adaptação Literária, Terra dos Meninos Pelados, Realismo Fantástico

Resumo

O manuscrito discorre sobre a literatura de cordel no processo de formação do aluno enquanto leitor, considerando a adaptação da obra clássica “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos, pelo poeta cordelista Evaristo Geraldo da Silva, a qual pode ser uma ferramenta positiva para o trabalho pedagógico. Procurou tratar a importância dos clássicos literários e suas adaptações, buscando mostrar que ler adaptações é uma introdução para que o aluno possa ter uma base para ler o clássico, e que a leitura dos textos adaptados não substitui a leitura da obra, porém, adaptações são apenas um auxílio para melhor entendimento

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosana Rodrigues da SILVA, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutora em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto (2003). Mestre em Letras pela UFRGS (1997) e graduada em Letras pela UNESP, campus de Assis (1992) Professora efetiva da UNEMAT,(Universidade do Estado do Mato Grosso), campus de Sinop, do curso de graduação em Letras, do Mestrado profissionalizante (PROFLETRAS) e do mestrado acadêmico (PPGLetras). 

  • Meri Cristiane Magalhães ROCHA, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Professora de Língua Portuguesa, mestranda do Profletras. 

Referências

ABREU, Márcia. Então se forma a história bonita – relações entre folhetos de cordel e literatura erudita. Porto Alegre, ano 10, n. 22, jul./dez. 2006, p. 199-218.

ADAPTAÇÃO. In: HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. ed Rio de Janeiro: Objetiva: Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia, 2001. lxxxiii, 2922p., 31 cm. Bibliografia: p. 2914-2922. ISBN 857302383X (enc.).

ALVES, José. Hélder. Pinheiro. O que ler? Por quê? A literatura e seu ensino. In: Memórias da Borborema 4 – Discutindo a literatura e seu ensino. São Paulo: Parábola, 2013, p. 36-49.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 2 nov. 2022

CARVALHO, Diógenes B. A. A adaptação literária para crianças e jovens: Robinson Crusoé no Brasil. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, 2006.

CASTRO, Maria da Conceição. Língua e Literatura. São Paulo: Saraiva, 1993.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

FORMIGA, Girlene Marques. Adaptação de clássicos literários: uma história de leitura no Brasil. Tese (Doutorado em Letras) – UFPB, João Pessoa, 2009.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 6. Ed. Paz e Terra, 1982.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo. Ed. Ática, 1993.

RAMOS, Graciliano. A Terra dos Meninos Pelados. 28 ed. – Rio de Janeiro: Record, 2002.

RAMOS, Graciliano. Infância. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2003.

SILVA, Evaristo Geraldo. Terra dos meninos pelados. Adaptação da obra de Graciliano Ramos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KaXxqnSDzes. Acesso em: 02 de nov. de 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

PROSA PARA O VERSO: A TERRA DOS MENINOS PELADOS . (2023). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 10(2), 130-140. https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11580

Artigos Semelhantes

1-10 de 185

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.