Sumário: Dossiê Temático - Tessituras Reflexivas sobre Estudos e Pesquisa de Formação Docente, Políticas e Práticas Educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v12i1.14429

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Formação de Professores , Cartas Pedagógicas, Educação como Ato Político

Resumo

O texto apresenta o dossiê temático, que surgiu a partir das vivências partilhadas durante a disciplina “Estudos e Pesquisa de Formação Docente, Políticas e Práticas Educacionais”, ministrada pela professora Dra. Ângela Rita Christofolo de Mello. A disciplina compõe tópicos especiais do mestrado e doutorado, ofertados no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu/UNEMAT), Campus Universitário de Cáceres. Dentre os objetivos da disciplina está abordar aspectos teóricos, conceituais, metodológicos e práticos da formação inicial e continuada de professores em uma perspectiva reflexiva, crítica, autônoma, transformadora, emancipadora e libertadora. Os textos trabalhados nas três unidades demonstram um compromisso ético e estético por parte da professora na organização da disciplina. O que pôde ser observado nos debates suscitados por cada temática. A cada apresentação era sustentada a compreensão de que educação e política estão totalmente interligados, e de que não é possível falar em justiça social sem considerar a igualdade de acesso à educação, direito fundamental do ser humano. Os textos foram sendo tecidos como que em uma teia complexa onde a cada fala, novas interpretações iam surgindo e compondo essa rede de saberes e fazeres que constituem os espaços educacionais, nos lembrando ainda que educar é um ato político.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Maria de Jesus, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e Secretaria Municipal de Educação (NFE/SME) de Porto dos Gaúchos - MT

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu/UNEMAT). Professora Formadora do Núcleo de Formação Educacional da Secretaria Municipal de Educação (NFE/SME) de Porto dos Gaúchos - MT.

  • Ângela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, lotada na Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus Universitário de Juara/Mt. Professora permanente do ProfLetras/UNEMAT/Sinop/ MT e do PPGEdu/UNEMAT/Cáceres/MT. 

Referências

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo: Capitalismo e esquizofrenia 1. Tradução: Joana Moraes Varela e Manuel Maria Carrilho. Lisboa: Assírio e Alvim, 2004.

GATTI, Bernadete A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Editora UFPR.

MONTEIRO, Silas Borges. Quando a pedagogia forma professores: uma investigação otobiográfica. Cuiabá: EdUFMT, 2013.

Downloads

Publicado

2025-11-20

Como Citar

Jesus, E. M. de ., & Mello, Ângela R. C. de . (2025). Sumário: Dossiê Temático - Tessituras Reflexivas sobre Estudos e Pesquisa de Formação Docente, Políticas e Práticas Educacionais. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 12(1). https://doi.org/10.30681/relva.v12i1.14429