Sumário: Dossiê Temático - Tessituras Reflexivas sobre Estudos e Pesquisa de Formação Docente, Políticas e Práticas Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v12i1.14429Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Formação de Professores , Cartas Pedagógicas, Educação como Ato PolíticoResumo
O texto apresenta o dossiê temático, que surgiu a partir das vivências partilhadas durante a disciplina “Estudos e Pesquisa de Formação Docente, Políticas e Práticas Educacionais”, ministrada pela professora Dra. Ângela Rita Christofolo de Mello. A disciplina compõe tópicos especiais do mestrado e doutorado, ofertados no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu/UNEMAT), Campus Universitário de Cáceres. Dentre os objetivos da disciplina está abordar aspectos teóricos, conceituais, metodológicos e práticos da formação inicial e continuada de professores em uma perspectiva reflexiva, crítica, autônoma, transformadora, emancipadora e libertadora. Os textos trabalhados nas três unidades demonstram um compromisso ético e estético por parte da professora na organização da disciplina. O que pôde ser observado nos debates suscitados por cada temática. A cada apresentação era sustentada a compreensão de que educação e política estão totalmente interligados, e de que não é possível falar em justiça social sem considerar a igualdade de acesso à educação, direito fundamental do ser humano. Os textos foram sendo tecidos como que em uma teia complexa onde a cada fala, novas interpretações iam surgindo e compondo essa rede de saberes e fazeres que constituem os espaços educacionais, nos lembrando ainda que educar é um ato político.
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Referências
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