CARTAS PEDAGÓGICAS COMO PROCEDIMENTO REFLEXIVO NO ESTUDO E PESQUISA DE FORMAÇÃO DOCENTE, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO PPGEDU TURMA 2025
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v12i1.14466Palavras-chave:
Cartas Pedagógicas, Relato de Experiência, PPGEdu/UNEMATResumo
O manuscrito publiciza o relato de uma experiência vivenciada durante a disciplina optativa “Estudo e pesquisa de formação docente, políticas e práticas educacionais”, ofertada no semestre de 2025/1, pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). A disciplina foi ofertada em dois momentos presenciais de 24 horas e 12 horas remotas; teve como atividade a elaboração individual de duas cartas pedagógicas, com reflexões sobre as implicações conceituais trabalhadas nestes dois momentos. Ancorado na abordagem qualitativa, o relato elaborado em dupla, considerou a perspectiva descritiva, com análises interpretativas (Bortoni-Ricardo, 2008), para sistematizar excertos selecionados das 4 cartas pedagógicas elaboradas pelas autoras. Como apontamentos finais, reforçamos a tese de Camini (2012), de que as cartas pedagógicas humanizam, ao permitirem aos atores, escreverem sobre si, suas realidades e sentimentos. Elas corroboram ao romperem barreiras do medo do julgamento do leitor, que se encoraja a expressar suas reflexões sobre determinada temática apreendida, seja por meio da provocação do professor na pós-graduação, ou também da sua prática de professor pesquisador. Desta forma, as cartas pedagógicas ressignificam a nossa prática docente e ampliam as possibilidades de aprendizagem.
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Referências
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