CARTAS PEDAGÓGICAS COMO PROCEDIMENTO REFLEXIVO NO ESTUDO E PESQUISA DE FORMAÇÃO DOCENTE, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO PPGEDU TURMA 2025

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v12i1.14466

Palavras-chave:

Cartas Pedagógicas, Relato de Experiência, PPGEdu/UNEMAT

Resumo

O manuscrito publiciza o relato de uma experiência vivenciada durante a disciplina optativa “Estudo e pesquisa de formação docente, políticas e práticas educacionais”, ofertada no semestre de 2025/1, pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). A disciplina foi ofertada em dois momentos presenciais de 24 horas e 12 horas remotas; teve como atividade a elaboração individual de duas cartas pedagógicas, com reflexões sobre as implicações conceituais trabalhadas nestes dois momentos. Ancorado na abordagem qualitativa, o relato elaborado em dupla, considerou a perspectiva descritiva, com análises interpretativas (Bortoni-Ricardo, 2008), para sistematizar excertos selecionados das 4 cartas pedagógicas elaboradas pelas autoras. Como apontamentos finais, reforçamos a tese de Camini (2012), de que as cartas pedagógicas humanizam, ao permitirem aos atores, escreverem sobre si, suas realidades e sentimentos. Elas corroboram ao romperem barreiras do medo do julgamento do leitor, que se encoraja a expressar suas reflexões sobre determinada temática apreendida, seja por meio da provocação do professor na pós-graduação, ou também da sua prática de professor pesquisador. Desta forma, as cartas pedagógicas ressignificam a nossa prática docente e ampliam as possibilidades de aprendizagem. 

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Biografia do Autor

  • Marliane Oliveira Sales, UNEMAT

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu/Unemat/Cáceres/MT. 

  • Mônica Gonzaga Marques Benetti, UNEMAT

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu/Unemat/Cáceres/MT. 

Referências

BENETTI, Mônica Gonzaga Marques. Carta Pedagógica 1. Disciplina: Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educacionais. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu/UNEMAT), Campus “Jane Vanini”, município de Cáceres - MT, 28 abril. 2025. Documento autoral e inédito.

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Publicado

2025-11-20

Como Citar

Sales, M. O., & Benetti, M. G. M. (2025). CARTAS PEDAGÓGICAS COMO PROCEDIMENTO REFLEXIVO NO ESTUDO E PESQUISA DE FORMAÇÃO DOCENTE, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO PPGEDU TURMA 2025. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 12(1), 67-84. https://doi.org/10.30681/relva.v12i1.14466