CARTAS PEDAGÓGICAS: TESSITURA DO AFETO, DA PESQUISA E DA FORMAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v12i1.14473

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação transformadora, Pós-Graduação

Resumo

O presente relato descreve uma experiência vivenciada na disciplina optativa “Estudo e pesquisa de formação docente, políticas e práticas educacionais”, ofertada no semestre 2025/1 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). A disciplina, realizada por meio de dois encontros presenciais (24h) e atividades remotas complementares (12h), propôs, como exercício formativo, a elaboração individual de duas Cartas Pedagógicas (CP), com foco reflexivo nas implicações conceituais discutidas ao longo do percurso. Ancorado na abordagem qualitativa, o texto — produzido em dupla — assumiu uma perspectiva descritiva e interpretativa, fundamentada na pesquisa interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008). Nessa direção, selecionaram-se e analisaram-se excertos de quatro CP, elaboradas pelos autores. Ao incorporar a escrita de si como método, a proposta mobilizou uma dimensão de pesquisa afetiva, em que as CP se configuraram como instrumento de escuta, sensibilidade e produção de sentidos na formação docente. Como apontamento final, destacou-se a escrita afetiva como um recurso formativo potente, capaz de suscitar reflexões sobre o ser e o agir docente na contemporaneidade, em diálogo com uma pedagogia comprometida com a pesquisa, a crítica, a inclusão, o conhecimento, a aprendizagem e a transformação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alessandro Barros, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Cáceres/MT. 

  • Adriana Borges dos Santos Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Cáceres/MT, vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Práticas Educacionais-GEFOPE. 

Referências

BARROS, Alessandro. Carta Pedagógica 1. Disciplina: Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educacionais. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu/UNEMAT), Campus “Jane Vanini”, município de Cáceres - MT, março, 2025. Documento autoral e inédito.

BARROS, Alessandro. Carta Pedagógica 2. Disciplina: Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educacionais. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu/UNEMAT), Campus “Jane Vanini”, município de Cáceres - MT, maio, 2025. Documento inédito.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

CAMINI, Isabela. Cartas pedagógicas: aprendizados que se entrecruzam e se comunicam. Porto Alegre: Expressão Popular, 2018.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 21. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Escola “Sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UFRJ/LPP, 2017.

GONÇALVES, B. M. V.; LIMA, F. J. Investimento educacional: repercussões na implementação de políticas públicas de formação e valorização docente. Revista Ensino em Debate (REDE), Fortaleza, v. 2,2024012, jan./dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.21439/2965-6753.v2.e2024012

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 de junho de 2025.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

RODRIGUES, Adriana Borges dos Santos. Carta Pedagógica 1. Disciplina: Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educacionais. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu/UNEMAT), Campus “Jane Vanini”, município de Cáceres - MT, março, 2025. Documento autoral e inédito.

RODRIGUES, Adriana Borges dos Santos. Carta Pedagógica 2. Disciplina: Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educacionais. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu/UNEMAT), Campus “Jane Vanini”, município de Cáceres - MT, maio, 2025. Documento inédito.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: das origens ao momento atual. 45. ed. rev. e ampl. Campinas: Autores Associados, 2024.

Downloads

Publicado

2025-11-20

Como Citar

Barros, A., & Rodrigues, A. B. dos S. (2025). CARTAS PEDAGÓGICAS: TESSITURA DO AFETO, DA PESQUISA E DA FORMAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 12(1), 159-176. https://doi.org/10.30681/relva.v12i1.14473