SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: ESTUDO DE CASO DO SUBSISTEMA GESTÃO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO (GPO) NA ESCOLA ESTADUAL COMENDADOR JOSÉ PEDRO DIAS

Autores

  • Ana Maria de LIMA
  • Bruna da Silva SOUZA
  • Luiz Antônio de CAMPOS

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v4i2.2826

Resumo

A pesquisa teve como objetivo central compreender como ocorre o uso do subsistema de informação Gestão de Planejamento e Orçamento (GPO) na escola Estadual Comendador José Pedro Dias. É um sistema de informação utilizado em toda rede estadual da educação no Estado de Mato Grosso. O módulo analisado diz respeito especificamente a gestão financeira nas escolas, uma atividade administrativa realizada em organização do setor público. O método de pesquisa foi estudo de caso, utilizou-se da pesquisa descritiva-exploratória com a finalidade de descrever e explorar um ambiente de gestão pouco conhecido na literatura. As técnicas de coleta de dados foram entrevistas, observações e análise documental. Os resultados apontam que o subsistema GPO tem se mostrado eficaz na gestão financeira da escola. Contudo, foi evidenciado deficiência no processo de treinamento dos usuários e a ineficiência na estrutura de internet no município, o que pode ocasionar dificuldades no desenvolvimento das funções e atividades administrativas do setor financeiro.

Palavras-Chave: Planejamento e Orçamento. Gestão Pública. Gestão Escolar.

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Publicado

2018-03-25

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: ESTUDO DE CASO DO SUBSISTEMA GESTÃO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO (GPO) NA ESCOLA ESTADUAL COMENDADOR JOSÉ PEDRO DIAS. (2018). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 4(2). https://doi.org/10.30681/relva.v4i2.2826