ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO DA LITERACIA DIGITAL NO ENSINO SECUNDÁRIO EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Franco SIMBINE
  • Armando ZAVALA
  • Margarete AXT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v4i2.2828

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre a integração das tecnologias digitais na educação como ferramentas de auxilio no processo ensino e aprendizagem nas escolas secundárias em Moçambique. A utilização das tecnologias digitais no ensino está ainda um pouco longe de alcançar os níveis desejados devido a uma grande diversidade de fatores, quanto a nós predominantemente circunstanciais e relacionados, frequentemente, com o maior ou menor entusiasmo dos professores, com a (in)existência de meios, recursos, incentivos e financiamentos nas escolas. São apresentados no trabalho os resultados de um estudo realizado com professores de duas escolas do ensino secundário, onde aplicou-se um questionário para avaliar o nível de utilização das tecnologias digitais em suas práticas de ensino. Os resultados do estudo demostraram que mesmo existindo algumas limitações das escolas, a integração da tecnologia digital no ensino tem um potencial para auxiliar o professor no seu trabalho e melhorar a aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: literacia digital, tecnologias digitais, processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-03-25

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO DA LITERACIA DIGITAL NO ENSINO SECUNDÁRIO EM MOÇAMBIQUE. (2018). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 4(2). https://doi.org/10.30681/relva.v4i2.2828