POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ângela Rita Christofolo de MELLO

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.884

Resumo

Este texto foi escrito para a interlocução em uma mesa denominada: “Implantação e Implementação das Políticas Educacionais para a Educação Básica e suas Diversidades”, composta da ocasião da realização do “X Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Públicas e suas Diversidades e III Seminário PIBID”. O objetivo desta interlocução foi apresentar alguns fundamentos que consideramos basilares para se analisar resultados de avaliações decorrentes da implementação de políticas públicas educacionais na Educação Básica. As reflexões apresentadas ancoram-se no levantamento bibliográfico de pesquisadores nacionais e internacionais, como: Licínio Lima (2007 e 2012), Acácia Kuenzer (2004), Dalila de Oliveira (2006), e na nossa experiência enquanto pesquisadora e professora da Educação Básica e da formação inicial e continuada de professores. Na introdução, apresentamos uma sucinta conceituação das muitas definições e dos elementos principais do termo em questão: políticas públicas. Em seguida, em atenção ao objetivo proposto, abordamos alguns aspectos que julgamos importantes quando a proposta é analisar resultados de avaliações de políticas públicas implementadas na e para a Educação Básica. Estes, em linhas gerais, apontam que subjugadas ao modelo socioeconômico, político e cultural, as políticas públicas pensadas e implementadas na Educação Básica tendem em desconsiderar a realidade dos trabalhadores da educação. Por isso, ao se dispor em pesquisar e analisar os resultados destas políticas educacionais é importante que o investigador se atente para esta realidade. O que não impede que estas sejam sincronicamente e cientificamente avaliadas e analisadas.

 

Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação Básica. Fundamentos Basilares.

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Publicado

2015-12-19

Como Citar

MELLO, Ângela R. C. de. (2015). POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 2(2). https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.884

Edição

Seção

ARTIGOS

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