v. 9 n. 2 (2022): ARTIGOS E DOSSIÊ TEMÁTICO - Formação de Professores e a Prática como Componente Curricular: Vozes de um Seminário
Nesta Edição da Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA compartilhamos um Dossiê Temático intitulado Formação de Professores e a Prática como Componente Curricular: Vozes de um Seminário, que contempla seis artigos, fruto de discussões sobre as novas diretrizes curriculares a serem implementadas nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), cada um dos artigos tece análises sobre as "experiências empreendidas em cada um dos cursos de graduação em que atuam os respectivos autores, tecendo análises qualitativas e críticas a partir das vivências relatadas. Alguns dos cenários de fundo das atividades realizadas foi o triste e turbulento contexto de pandemia de Covid-19, que exigiu difíceis adequações, reinvenções". A relevância das abordagens apresentadas no dossiê temático deve-se ao fato de as reflexões trazem aspectos que relacionam a teoria e a práticas, na crença de uma "formação docente de melhor qualidade também por meio de vivências práticas e, principalmente, associadas a reflexões teóricas sobre essas mesmas práticas".
Também compartilhamos quatro artigos em fluxo contínuo que analisam os letramentos digitais cr´íticos, a educação na pandemia do Covid 19 e a relação com as Tecnologias Digitais da informação e Comunicação e as discussões sobre racismo e os direitos humanos, por meio três tipos de atividades: oficinas educacionais, exibições de vídeos curtos e cinedebates e também os desafios da educação ambiental, que contemple reflexões sobre o direito a vida, a partir das percepções das juventudes camponesas sobre os conflitos socioambientais existentes na comunidade tradicional Nossa Senhora de Lurdes (conhecida como Zé Alves) e na comunidade remanescente de Quilombo Laranjal.