REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA DAS AULAS EXPOSITIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v4i1.2255Resumo
O processo de ensino aprendizagem e suas relações tem sido interesse de alguns pesquisadores, dada sua importância para o desenvolvimento dos alunos, porém no que tange as metodologias e/ou estratégias são poucos os estudos encontrados. A literatura existente que aborda esta temática tem deixado em plano inferior às reflexões de cunho teórico-epistemológico e se preocupado mais com abordagens técnico-instrumentais. Deste modo, este artigo teve como objetivo discutir a importância e a utilização das aulas expositivas como uma das formas metodológicas que são desenvolvidas (com frequência) no espaço educativo, tanto na Educação Básica quanto na Superior. O procedimento metodológico desta investigação partiu num primeiro momento de uma pesquisa bibliográfica; para, num segundo momento utilizar-se de uma pesquisa de campo através de questionários com perguntas abertas para 36 professores distribuídos em vários níveis da Educação. A abordagem analítica dos dados coletados foi a qualitativa o que possibilitou refletir sobre a utilização dessa metodologia no âmbito escolar; a principal categoria analisada foram aulas expositivas. Finalmente, considera-se que esse tipo de metodologia é extremamente utilizada quando se tem a intenção de “transmitir”/construir conhecimentos num curto espaço de tempo (poucas aulas). Além disso, é notória a necessidade de ser planejada com coerência, buscando uma articulação teórico-prática para que não se torne cansativa e uma metodologia indesejada pelos alunos.
Palavras-chave - Metodologia de ensino. Aula expositiva. Processo de ensino aprendizagem.