MECANISMOS ELETRÔNICOS DE COMPRAS E DE EVIDENCIAÇÃO E O DESEMPENHO NA GESTÃO DE ESTOQUES PÚBLICOS: O CASO DOS ESTADOS BRASILEIROS

Autores

  • Paulo Sérgio Almeida-Santos Universidade Brasília/Universidade Federal de Mato Grosso
  • Patrícia Siqueira Varela Universidade de São Paulo
  • José Matias-Pereira Universidade de Brasília - PPGCONT

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v5i9.1099

Resumo

Estudos apontam o superdimensionamento e o subdimensionamento dos estoques governamentais. Neste contexto, a gestão de estoques ainda preocupa as entidades públicas, apesar de inúmeras pesquisas já terem sugeridos diversos mecanismos para a gestão de materiais. A pesquisa quantitativa do tipo documental e descritiva, em que investiga o caso dos estados brasileiros, objetiva verificar se mecanismos eletrônicos de compras e mecanismos de evidenciação contribui para melhorar o desempenho na gestão dos estoques públicos. Os mecanismos eletrônicos de compras são definidos pela – existência ou não portal de compras e de sistema de registro de preços; os mecanismos de evidenciação são definidos pela – divulgação e detalhamento ou não da conta contábil estoques e, pelo fato da entidade possuir ou não um órgão de Controladoria e, também pelo nível de transparência estadual. O desempenho na gestão dos estoques é encontrado pelo cálculo do prazo médio de giro dos estoques. Os achados a priori indicam uma média de giro superior a seis meses; o teste de médias para duas amostras independentes sugerem que o portal de compras e o sistema de registro de preços não interferem na gestão dos estoques públicos. Do mesmo modo percebe-se que a evidenciação e o detalhamento da conta contábil, bem como o fato de a entidade possuir um órgão de Controladoria e apresentar um maior nível de transparência não proporcionam um melhoramento do desempenho na gestão dos estoques públicos estaduais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Almeida-Santos, Universidade Brasília/Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. Mestre em Ciências Contábeis. Especialista em Gestão Pública e Estatística Aplicada. Professor e Pesquisador na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso.

Patrícia Siqueira Varela, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, atua na área de Ciências Contábeis, com ênfase em gestão e contabilidade das entidades do setor público e do setor saúde, com publicações internacionais e nacionais nestas áreas. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado (2005) e doutorado (2008) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado (2012) em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas/São Paulo. Foi professora do programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau, dos cursos de graduação da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo - Campus Osasco e coordenadora da linha de pesquisa Avaliação Tecnológica, Econômica e de Gestão de Sistemas, Serviços e Programas de Saúde do programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão e Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo

José Matias-Pereira, Universidade de Brasília - PPGCONT


Doutor em ciência política (área de governo e administração pública) pela Universidade Complutense de Madri, Espanha, e Pós-doutor em administração pela Universidade de São Paulo.

Professor de administração pública e pesquisador associado do programa de pós-graduação em Contabilidade da Universidade de Brasília.

Referências

ARAÚJO, P. G. L.; LUCA, M. Controladoria e gerenciamento do risco operacional: um estudo nas grandes empresas do Estado do Ceará. In: Congresso USP de Contabilidade, 6, 2006, São Paulo. Anais...VI Congresso USP de Contabilidade: São Paulo, 2006. CD-ROM.

AVELINO, B. C.; COLAUTO, R. D.; ANGOTTI, M. Política de evidenciação de informações do setor público no Estado de Minas Gerais. In: Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, 10, 2010, São Paulo. Anais... X Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, USP: São Paulo, 2010.

BIANCHI, M. A controladoria como um mecanismo interno de governança corporativa e de redução dos conflitos. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis). Universidade Vale dos Sinos: São Leopoldo, 2005.

BIANCHI, M.; BACKES, R. G.; GIONGO, J. A participação da controladoria no processo de gestão organizacional. Contexto. Vol. 6, n. 10, 2006.

BISCARO, E. T. (2005). Accountability em unidade de negócios: um estudo de caso. 2005. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Universidade Regional de Blumenau: Blumenau, 2005.

BOTTER, R.; FORTUIN, L. Stocking strategy for service parts: a case study. International Journal of Operations & Production Management, v. 20, n. 6, pp. 656-674, 2000.

BRASIL. LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000. (2000). Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp101.htm>. Acesso em: 15 abr. 2010.

BRASIL. LEI COMPLEMENTAR Nº 131, DE 27 DE MAIO DE 2009. (2009). Acrescenta dispositivos à Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp131.htm>. Acesso em: 20 Jul. 2011.

BRASIL. LEI Nº 4.320, de 17 de MARÇO de 1964. (1964). Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, Estados, Municípios e Distrito Federal. Brasília, 1964. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4320.htm> Acesso em: 15 abr. 2011.

BRASIL. LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993. (1993). Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8666cons.htm>. Acesso em: 15 abr. 2011.

BRASIL. LEI No 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002. (2002). Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10520.htm>. Acesso em: 15 abr. 2011.

CARVALHO, C. H. S. Os efeitos do sistema de registro de preço nas compras públicas: estudo de caso da secretaria municipal de obras, serviços básicos e habitação da cidade de Manaus. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Fundação Getúlio Vargas: Rio de Janeiro, 2008.

CLARKSON, P. M.; LI, Y.; RICHARDSON, G. D.; VASVARI, F. P. Revisiting the relation between environmental performance and environmental disclosure: an empirical analysis. Accounting, Organizations and Society. Vol. 33, pp. 303-327, 2008.

Comissão de Valores Imobiliários. DELIBERAÇÃO CVM Nº 29, De 05 De Fevereiro de 1986. (1986). Disponível em: <http://www.cvm.gov.br/asp/cvmwww/atos/exiato.asp?File=/deli/deli029.htm> Acesso em: 20 abr. 2011.

Conselho Federal de Contabilidade. NBC T 16 - Normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público. Brasília, 2008. (2008). Disponível em <http://www.cfc.gov.br> Acesso em: 18 abr. 2011.

COSTA, R. S.; MARION, J. C. A uniformidade na evidenciação das informações ambientais. R. Cont. Fin, N. 43, pp. 20 – 33, 2007.

CROZATTI; J.; CORDEIRO, A. A. L.; CAMPOS, P. A. C. Efeitos falta de evidenciação nas demonstrações contábeis publicadas para determinação e análise do ciclo operacional e financeiro pelo usurário externo. In: Congresso USP de Contabilidade, 6, 2006, São Paulo. Anais...VI Congresso USP de Contabilidade: São Paulo, 2006.

DANTAS, J. A.; ZENDERSKY, H. C.; NIYAMA, J. K. A dualidade entre os benefícios do disclosure e a relutância das organizações em aumentar o grau de evidenciação. E & G Economia e Gestão. Vol. 5, pp. 56-76, 2005.

DAVIES, H. T. O.; MARSHALL, M. N. Public disclosure of performance data: does the public get what the public wants? The Lancet. Vol. 353, pp. 1.639-1640, 1999.

FERNANDES, C. C. C. (2003). Transformações na gestão de compras da administração pública brasileira. In: Congreso Internacional Del Clad Sobre La Reforma Del Estado Y De La Administración Pública, ago. Panamá, 2003.

FARIAS, K. T. R.; RIBEIRO, S. M. A relação entre divulgação ambiental, desempenho ambiental e Desempenho econômico nas empresas brasileiras de capital aberto: uma pesquisa utilizando equações simultâneas. In: Congresso IAAER-ANPCONT, 3, 2009, São Paulo. Anais... III IAAER-ANPCONT: São Paulo, 2009.

FERNANDES, J. U. J. Carona em sistema de registro de preços: uma opção inteligente para a redução de custos e controle. Fórum de Contratação e Gestão Pública, Belo Horizonte, Vol. 6, 2007.

FREITAS, F. F. T.; MEDEIROS, C. V. S.; MELO, A. C. S. Aplicação de técnicas de gestão de estoques, como auxílio à tomada de decisões em compras públicas estaduais de medicamentos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 18, 2008, Rio de Janeiro. Anais... XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção: São Paulo: 2008.

GOULART, A. M. C. (2003). Evidenciação contábil do risco de mercado por instituições financeiras no Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração/Universidade de São Paulo. São Paulo: São Paulo, 2003.

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa. 4ª ed. São Paulo, 2009. (2009). Disponível em: <http://www.ibgc.org.br> Acesso em: 23 abr. 2011.

IUDÍCIBUS, S. (2009). Análise de Balanços. São Paulo: Atlas, 2009.

IUDÍCIBUS, S.; MARION, J. C.(2002). Introdução à Teoria da Contabilidade. 3ª ed. São Paulo: Atlas.

SUZART, J. A. S.; MARCELINO, C. V.; ROCHA, J. S. Brazilian public controllership institutions – theory versus practice. International Business Research; Vol. 5, pp. 184-194, 2012.

LANSKY, D. Improving quality through public disclosure of performance information. Health Affairs. Vol. 21, pp. 52-62, 2002.

LANZANA, A. P.; SILVEIRA, A. D-M.; FAMÁ, R. Existe relação entre disclosure e governança corporativa no Brasil?. In: ENCONTRO DA ANPAD, 30., 2006, Salvador. Anais... Salvador, ANPAD, 2006. CD-ROM.

MARSHALL, M. N.; SHEKELLE, P. G.; LEATHERMAN, S.; BROOK, R. H. Public disclosure of performance data: learning from the US experience. Qual Health Care, Vol. 9, pp. 53-57, 2000.

MELLO, G. R. Estudo das práticas de governança eletrônica: instrumento de controladoria para a tomada de decisões na gestão dos estados brasileiros. 2009. Tese (Doutorado em Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração/Universidade de São Paulo: São Paulo, 2009.

MENESES, A. F.; PETER, M. G. A. Evidenciação das demonstrações contábeis: estudo sob a óptica do processo de convergência das normas de contabilidade aplicadas ao setor público. Revista Gestão Pública: Práticas e Desafios, Vol. 3, pp. 1-23, 2012.

MORESI, E. A. D. Delineando o valor do sistema de informação de uma organização. Ci. Inf. Brasília, Vol. 29 pp. 14-24, 2000.

MOURA, C. E. Gestão de Estoques. 1ª. Ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2004.

OLIVEIRA, L. M.; PEREZ JR., J. H.; SILVA, C. A. S. Controladoria Estratégica. São Paulo: Atlas, 2002.

PACE.; E. S. U.; BASSO, L. F. C. B.; SILVA, M. A. Indicadores de desempenho como direcionadores de valor. Rev. adm. contemp. Vol. 7, 2003.

PEREIRA, G.; CARVALHO, F. N.; PARENTE, E.G. V. Desempenho econômico e evidenciação ambiental: análise das empresas que receberam o prêmio rumo à credibilidade 2010. Revista do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Vol. 10, 2011.

PINHO, J. A. G.; SACRAMENTO, A. R. S. Accountability: já podemos traduzi-la para o português?. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 43, 2009.

PLATT NETO, O. A. P.; CRUZ, F.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L. Publicidade e Transparência das Contas Públicas: obrigatoriedade e abrangência desses princípios na administração pública brasileira. Contab. Vista & Rev., Vol. 18, pp. 75-94, 2007.

RIBEIRO, D. C. Sistema de controle dos gastos públicos do governo federal: uma ênfase no programa bolsa família. 2009. Tese (Doutorado em Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração/Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.

SANTOS, C. S. Introdução à gestão pública. São Paulo: Saraiva, 2006.

SECRETÁRIA DO TESOURO NACIONAL. Manual técnico de contabilidade aplicada ao setor público: aplicado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. Brasília, 2011.

SILVA, C. A. T. TEIXEIRA, H. M.; NIYAMA, J. K. Evidenciação contábil em entidades desportivas: uma análise dos clubes de futebol brasileiros. In: Congresso USP de Contabilidade, 9, 2009, São Paulo. Anais... IX Congresso USP de Contabilidade: São Paulo, 2009. CD-ROM.

SILVA, H. A. S.; ENSSLIN, S. R. Relação entre desempenho econômico-financeiro e evidenciação de indicadores de capital intelectual de natureza social e ambienta. RIGC. Vol. 10, pp. 1-19, 2012.

SILVA, J. A. F.; CARVALHO, F. A. A. Evidenciação e desempenho em organizações desportivas: um estudo empírico sobre clubes de futebol. Revista de Contabilidade e Organizações, Vol. 3, pp. 96-116, 2009.

SURROCA, J.; TRIBÓ, J.A. WADDOCK, S. Corporate responsibility and financial performance: The role of intangible resources. Strategic Management Journal. Vol. 31, pp. 463-490, 2010.

TUNG, N. H. (2001). Controladoria Financeira das Empresas: uma abordagem prática. 9ª ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2001.

VIEIRA, F. S. Qualificação dos serviços farmacêuticos no Brasil: aspectos inconclusos da agenda do Sistema Único de Saúde. Rev. Panam. Salud Publica, Washington, vol. 24, 2008.

WANKE, P. F. Aspectos fundamentais da gestão de estoques na cadeia de suprimentos. Centro de Estudos Logísticos/UFRJ, 2003.

WANKE, P. F. Metodologia para gestão de estoques de peças de reposição: um estudo de caso em empresa brasileira. Revista Tecnologista. pp. 60-65, 2005.

Downloads

Publicado

2016-08-11

Como Citar

Almeida-Santos, P. S., Varela, P. S., & Matias-Pereira, J. (2016). MECANISMOS ELETRÔNICOS DE COMPRAS E DE EVIDENCIAÇÃO E O DESEMPENHO NA GESTÃO DE ESTOQUES PÚBLICOS: O CASO DOS ESTADOS BRASILEIROS. Revista UNEMAT De Contabilidade, 5(9). https://doi.org/10.30681/ruc.v5i9.1099

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)