A INFLUÊNCIA DA SÍNDROME DO BURNOUT NO RENDIMENTO ACADÊMICO DE DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v12i23.11068

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout., Rendimento acadêmico, Ansiedade.

Resumo

O estudo consiste em analisar a influência da Síndrome do Burnout nos aspectos comportamentais e no rendimento acadêmico de discentes dos cursos de ciências contábeis em universidades públicas do Rio Grande do Norte. A coleta de dados se deu por questionários no Google Forms aplicados com os discentes de Ciências Contábeis de duas Universidades Públicas do Rio Grande do Norte, amostra de 104 discentes. Diante dos resultados encontrados, constata-se que os indivíduos do sexo feminino propendem a apresentar mais ansiedade que os indivíduos do sexo masculino. Existindo uma relação do Burnout pessoal e Burnout relacionado aos estudos, com um índice elevado de exaustão emocional. O IDATE-estado indicou que quanto maior a incidência de ansiedade de estado, maior será o nível Síndrome de Burnout geral.

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Biografia do Autor

Keliane de Melo Ramalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte - UFRN, especialista em Auditoria e Perícia - Faveni, - 2021. Graduada em Ciências Contábeis pela UERN - 2020 . Membro do projeto de extensão: Desmitificando a pesquisa na Contabilidade - UFRN. Atuou como monitora da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, Teoria da Contabilidade e Contabilidade Básica I, foi bolsista dos projetos de extensão Abordagens Teóricas e práticas em Perícia Contábil e Abordagens Teóricas e práticas em controle interno pela UERN de forma voluntária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis; pesquisadora nas seguintes linhas de pesquisa: ensino e aprendizagem em Ciências Contábeis, contabilidade gerencial, contabilidade pública, terceiro setor, finanças comportamentais e informação contábil.

Sabrina Paulino de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduada em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2020). Especialista em Auditoria e Perícia Contábil - FAVENI (2021), Mestranda em Ciências Contábeis (UFRN). Integrante do GREEF (Grupo de Estudos Econômico-Financeiros) na Linha de Pesquisa: Estudos de Finanças comportamentais e economia comportamental - UFERSA. Integrante do projeto de extensão DPC (Desmitificando a pesquisa na Contabilidade) - UFRN. Atuou como monitora da disciplina de Auditoria, Contabilidade Básica I e Contabilidade Básica II. Foi bolsista dos projetos de extensão: Abordagens Teóricas e práticas em Perícia Contábil, Abordagens Teóricas e práticas em controle interno e Núcleo de Acompanhamento de execução orçamentária pela UERN de forma voluntária. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, contabilidade pública, finanças comportamentais, finanças pessoais, contabilidade corporativa, contabilidade trabalhista, qualidade da informação contábil, contabilidade socioambiental e prática contábil.

Annandy Raquel Pereira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestra em Ciências Contábeis (UFRN). Graduada em Ciências Contábeis (UFERSA). Professora da Faculdade do Complexo Educacional Santo André (FACESA).

José Dionisio Gomes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980), Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Keliane de Melo Ramalho, Sabrina Paulino de Oliveira, Pereira da Silva, A. R., & José Dionisio Gomes da Silva. (2023). A INFLUÊNCIA DA SÍNDROME DO BURNOUT NO RENDIMENTO ACADÊMICO DE DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS . Revista UNEMAT De Contabilidade, 12(23), 49–67. https://doi.org/10.30681/ruc.v12i23.11068

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