A INFLUÊNCIA DA SÍNDROME DO BURNOUT NO RENDIMENTO ACADÊMICO DE DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Conteúdo do artigo principal

Keliane de Melo Ramalho
https://orcid.org/0000-0001-9029-7685
Sabrina Paulino de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-1925-0021
Annandy Raquel Pereira da Silva
https://orcid.org/0000-0003-4636-2835
José Dionisio Gomes da Silva
https://orcid.org/0000-0002-7289-0220

Resumo

O estudo consiste em analisar a influência da Síndrome do Burnout nos aspectos comportamentais e no rendimento acadêmico de discentes dos cursos de ciências contábeis em universidades públicas do Rio Grande do Norte. A coleta de dados se deu por questionários no Google Forms aplicados com os discentes de Ciências Contábeis de duas Universidades Públicas do Rio Grande do Norte, amostra de 104 discentes. Diante dos resultados encontrados, constata-se que os indivíduos do sexo feminino propendem a apresentar mais ansiedade que os indivíduos do sexo masculino. Existindo uma relação do Burnout pessoal e Burnout relacionado aos estudos, com um índice elevado de exaustão emocional. O IDATE-estado indicou que quanto maior a incidência de ansiedade de estado, maior será o nível Síndrome de Burnout geral.

Detalhes do artigo

Como Citar
A INFLUÊNCIA DA SÍNDROME DO BURNOUT NO RENDIMENTO ACADÊMICO DE DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS . (2023). Revista UNEMAT De Contabilidade, 12(23), 49-67. https://doi.org/10.30681/ruc.v12i23.11068
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Keliane de Melo Ramalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte - UFRN, especialista em Auditoria e Perícia - Faveni, - 2021. Graduada em Ciências Contábeis pela UERN - 2020 . Membro do projeto de extensão: Desmitificando a pesquisa na Contabilidade - UFRN. Atuou como monitora da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, Teoria da Contabilidade e Contabilidade Básica I, foi bolsista dos projetos de extensão Abordagens Teóricas e práticas em Perícia Contábil e Abordagens Teóricas e práticas em controle interno pela UERN de forma voluntária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis; pesquisadora nas seguintes linhas de pesquisa: ensino e aprendizagem em Ciências Contábeis, contabilidade gerencial, contabilidade pública, terceiro setor, finanças comportamentais e informação contábil.

Sabrina Paulino de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduada em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2020). Especialista em Auditoria e Perícia Contábil - FAVENI (2021), Mestranda em Ciências Contábeis (UFRN). Integrante do GREEF (Grupo de Estudos Econômico-Financeiros) na Linha de Pesquisa: Estudos de Finanças comportamentais e economia comportamental - UFERSA. Integrante do projeto de extensão DPC (Desmitificando a pesquisa na Contabilidade) - UFRN. Atuou como monitora da disciplina de Auditoria, Contabilidade Básica I e Contabilidade Básica II. Foi bolsista dos projetos de extensão: Abordagens Teóricas e práticas em Perícia Contábil, Abordagens Teóricas e práticas em controle interno e Núcleo de Acompanhamento de execução orçamentária pela UERN de forma voluntária. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, contabilidade pública, finanças comportamentais, finanças pessoais, contabilidade corporativa, contabilidade trabalhista, qualidade da informação contábil, contabilidade socioambiental e prática contábil.

Annandy Raquel Pereira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestra em Ciências Contábeis (UFRN). Graduada em Ciências Contábeis (UFERSA). Professora da Faculdade do Complexo Educacional Santo André (FACESA).

José Dionisio Gomes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980), Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Como Citar

A INFLUÊNCIA DA SÍNDROME DO BURNOUT NO RENDIMENTO ACADÊMICO DE DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS . (2023). Revista UNEMAT De Contabilidade, 12(23), 49-67. https://doi.org/10.30681/ruc.v12i23.11068

Referências

DE AGUIAR, Ramon Lucas Bomfim; DE AGUIAR, Márcia Cristina Maciel; DAS MERCÊS, Magno Conceição. Síndrome de Burnout em estudantes de medicina de universidade da Bahia. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 7, n. 2, p. 267-276, 2018.

ANATOLYEV, Stanislav; GOSPODINOV, Nikolay. Methods for estimation and inference in modern econometrics. CRC Press, 2011.

ANDRADE, Laura Helena Silveira Guerra de; GORENSTEIN, Clarice. Aspectos gerais das escalas de avaliação de ansiedade. Rev. psiquiatr. clín.(São Paulo), p. 285-90, 1998.

BIAGGIO, Angela. Ansiedade, raiva e depressão na concepção de CD Spielberger. Rev. psiquiatr. clín.(São Paulo), p. 291-93, 1998.

BONAFÉ, Fernanda Salloume Sampaio; MAROCO, João; CAMPOS, Juliana Alvares Duarte Bonini. Predictors of burnout syndrome in dentistry students. Psychology, Community & Health, p. 120-130, 2014.

BOSQUED, Marisa. Quemados: el síndrome del burnout:¿ Qué es y cómo superarlo?. Grupo Planeta (GBS), 2008.

CAMPBELL, Michael M. et al. Motivational systems theory and the academic performance of college students. Journal of College Teaching & Learning (TLC), v. 4, n. 7, 2007.

DE CAMPOS, Elaine Aparecida Regiani et al. Análise dos níveis de estresse em formandos de administração e ciências contábeis de uma universidade pública. Revista Gestão & Conexões, v. 5, n. 1, p. 121-140, 2016.

CAMPOS, Juliana Álvares Duarte Bonini; CARLOTTO, Maria Sandra; MARÔCO, João. Copenhagen Burnout Inventory-student version: adaptação e validação transcultural para Portugal e Brasil. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 26, p. 87-97, 2013.

CARLOTTO, Mary Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Preditores da Síndrome de Burnout em professores. Psicologia escolar e educacional, v. 11, p. 101-110, 2007.

CASSADY, Jerrell C.; JOHNSON, Ronald E. Cognitive test anxiety and academic performance. Contemporary educational psychology, v. 27, n. 2, p. 270-295, 2002.

CERCHIARI, Ednéia Albino Nunes et al. Saúde mental e qualidade de vida em estudantes universitários. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, 2004.

CHRISTOFOLETTI, Gustavo et al. Síndrome de burnout em acadêmicos de fisioterapia. Fisioterapia & Pesquisa, 2007.

COSTA, Victor Cesar Amorim; DE OLIVEIRA, Andréa Olimpio. Estudo comparativo dos indicadores de sintomas de estresse e ansiedade entre estudantes entrantes e concluintes do curso de psicologia. Anais Simpac, v. 4, n. 1, 2015.

CRUZ, Carla et al. Ansiedade nos estudantes do ensino superior. Um estudo com estudantes do 4º ano do curso de licenciatura em enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu. Millenium, p. 223-242, 2010.

FAROOQI, Yasmin Nilofer; GHANI, Rabia; SPIELBERGER, Charles D. Gender differences in test anxiety and academic performance of medical students. International journal of psychology and behavioral sciences, v. 2, n. 2, p. 38-43, 2012.

FREUDENBERGER, Herbert J. Staff burn‐out. Journal of social issues, v. 30, n. 1, p. 159-165, 1974.

GALINDO, Renata Hirschle et al. Síndrome de Burnout entre enfermeiros de um hospital geral da cidade do Recife. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46, p. 420-427, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.

HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman editora, 2009.

IENSEN-PAOLA, Paola Luiza; DOS SANTOS, Andressa Schaurich. Síndrome de burnout em acadêmicos de administração de uma instituição de ensino superior privada do Rio Grande do Sul. XLIV Encontro da Anpad – Enanpad, 2020.

JEFFREY, M. Wooldridge. Introduction Econometrics A modern Approach 5th Ed. 2009.

KAIPPER, Márcia Balle. Avaliação do inventário de ansiedade traço-estado (IDATE) através da análise de Rasch. 2008.

KOGA, Gustavo Kendy Camargo et al. Fatores associados a piores níveis na escala de Burnout em professores da educação básica. Cadernos Saúde Coletiva, v. 23, p. 268-275, 2015.

KOUTSIMANI, Panagiota; MONTGOMERY, Anthony; GEORGANTA, Katerina. The relationship between burnout, depression, and anxiety: A systematic review and meta-analysis. Frontiers in psychology, p. 284, 2019.

LI, Jie et al. How social support influences university students' academic achievement and emotional exhaustion: The mediating role of self-esteem. Learning and individual DIFFERENCES, V. 61, P. 120-126, 2018.

LIMA, G. A.; MEURER, A. M.; LOPES, I. F.; ANTONELLI, R. A. Desempenho acadêmico, Síndrome de Burnout e ansiedade: uma análise dos estudantes dos cursos da área de negócios. Congresso Anpcont XIII, 2019.

DE LIMA, Joyce Silva Soares; DE OLIVEIRA, Agostinha Mafalda Barra; DE SOUSA, Juliana Carvalho. Saúde psíquica e prevalência da Síndrome de Burnout em discentes. Revista Contemporânea de Educação, v. 15, n. 32, p. 257-276, 2018.

DE LIMA, Joyce Silva Soares; DE OLIVEIRA, Agostinha Mafalda Barra; DE SOUSA, Juliana Carvalho. CORRELAÇÃO ENTRE OS FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS ASSOCIADOS À SÍNDROME DE BURNOUT EM DISCENTES. Movimento-revista de educação, v. 7, n. 12, p. 324-344, 2020.

LLORENT, Vicente J.; RUIZ-CALZADO, Inmaculada. El Burnout y las variables sociodemográficas en los profesionales de la educación que trabajan con personas con discapacidad en Córdoba (España). Ciência & saúde coletiva, v. 21, p. 3287-3295, 2016.

MACHER, Daniel et al. Statistics anxiety, trait anxiety, learning behavior, and academic performance. European journal of psychology of education, v. 27, p. 483-498, 2012.

MADIGAN, Daniel J.; CURRAN, Thomas. Does burnout affect academic achievement? A meta-analysis of over 100,000 students. Educational Psychology Review, v. 33, p. 387-405, 2021.

MAMEDE, Samuel de Paiva Naves et al. Psychological determinants of academic achievement in accounting: evidence from Brazil. Brazilian Business Review, v. 12, n. Special Ed, p. 50-71, 2015.

MARÔCO, João; CAMPOS, Juliana Alvares Duarte Bonini. Defining the student burnout construct: A structural analysis from three burnout inventories. Psychological reports, v. 111, n. 3, p. 814-830, 2012.

MARQUES, Claudio Portilho; GASPAROTTO, G. da S.; COELHO, Ricardo Weigert. Fatores relacionados ao nível de estresse em adolescentes estudantes: uma revisão sistemática. Salusvita, v. 34, n. 1, p. 99-108, 2015.

MARTINS, Vinicius Abilio; DA SILVA, Sheila; DA LUZ, Igor Pereida. Influência da Autoestima e Relação Orientador-Orientando nos Sintomas da Síndrome de Burnout: Evidências da pós-graduação stricto sensu em contabilidade no contexto brasileiro. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 15, n. 1, 2021.

MATSUURA, Adriana Alvarenga et al. Motivações e dificuldades de estudantes do curso de ciências contábeis no período noturno da cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP - Biblioteca FECAP. 2008.

DE MATTOS, Carlos André Corrêa et al. A síndrome de Burnout entre estudantes universitários: uma investigação multivariada no bacharelado em administração de uma instituição federal de ensino superior na região norte do Brasil. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, p. 141-163, 2020.

DA MOTA, Íris Dantas et al. Síndrome de burnout em estudantes universitários: um olhar sobre as investigações. Motrivivência, v. 29, p. 243-256, 2017.

DE OLIVEIRA, Maria Aparecida; DUARTE, Ângela Maria Menezes. Controle de respostas de ansiedade em universitários em situações de exposições orais. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 6, n. 2, p. 183-199, 2004.

PELEIAS, Ivam Ricardo et al. A síndrome de Burnout em estudantes de ciências contábeis de IES Privadas: pesquisa na cidade de São Paulo. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 11, n. 1, p. 30-51, 2017.

PINTO, Priscilla Sarmento et al. Síndrome de Burnout em estudantes de Odontologia, Medicina e Enfermagem: uma revisão da literatura. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 6, n. 2, p. 238-248, 2018.

POLESE, Alessandra Gregolin; BORTOLUZZI, Sandro César; ANTONELLI, Ricardo Adriano. Relação entre as variáveis comportamentais e o desempenho acadêmico: um estudo com acadêmicos de administração e ciências contábeis. Revista Mineira de Contabilidade, v. 20, n. 3, p. 6-19, 2019.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, p. 76-97, 2006.

REIS, Clara Figueira; MIRANDA, Gilberto José; FREITAS, Sheizi Calheira. Ansiedade e desempenho acadêmico: Um estudo com alunos de Ciências Contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 10, n. 3, p. 319-333, 2017.

REZENDE, Marise Santana et al. Stress e desempenho acadêmico na pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis no Brasil. Education Policy Analysis Archives, v. 25, p. 96-96, 2017.

RICARDO, Yury Rosales; PANEQUE, Fredy Rafael Rosales. Hacia un estudio bidimensional del síndrome de burnout en estudiantes universitarios. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 4767-4775, 2014.

ROSALES-RICARDO, Yury et al. Prevalence of burnout syndrome in university students: A systematic review. Salud mental, v. 44, n. 2, p. 91-102, 2021.

SALAMI, A. A.; IYANDA, R. A.; SULEIMAN, H. B. Esgotamento Acadêmico e Ambiente de Avaliação de Sala de Aula: O Caso dos Estudantes de Contabilidade da Universidade no Estado de Kwara. Nitte Management Review, v. 11, n. 1, p. 1-21, 2017.

SCHUSTER, Marcelo da Silva; DIAS, Valéria da Veiga. Oldenburg Burnout Inventory-validação de uma nova forma de mensurar Burnout no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 553-562, 2018.

SILVA, Andressa Hennig; VIEIRA, Kelmara Mendes. Síndrome de burnout em estudantes de pós-graduação: análise da influência da autoestima e relação orientador-orientando. Revista Pretexto, v. 16, n. 1, p. 52-68, 2015.

SINGH, VijayLakshmi; SINGH, Manjari. A burnout model of job crafting: Multiple mediator effects on job performance. IIMB management review, v. 30, n. 4, p. 305-315, 2018.

SMITH, Kenneth J.; EMERSON, David J. Resilience, psychological distress, and academic burnout among accounting students. Accounting Perspectives, v. 20, n. 2, p. 227-254, 2021.

SOARES, Adriana Benevides; MARTINS, Janaína Siqueira Rodrigues. La ansiedad de los estudiantes ante la expectativa del examen de ingresso a la universidad. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 20, n. 45, p. 57-62, 2010.

SPIELBERGER, C. D.; BIAGGIO, A.; NATALÍCIO, L. F. Manual do IDATE. Rio de Janeiro: CEPA, 1979.

TRIGO, Telma Ramos; TENG, Chei Tung; HALLAK, Jaime Eduardo Cecílio. Burnout syndrome and psychiatric disorders. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 34, p. 223-233, 2007.

TUOMINEN-SOINI, Heta; SALMELA-ARO, Katariina. Schoolwork engagement and burnout among Finnish high school students and young adults: profiles, progressions, and educational outcomes. Developmental psychology, v. 50, n. 3, p. 649, 2014.

VIEGAS, C. et al. Ansiedade nos estudantes do ensino superior. Um estudo com estudantes do 4º ano do curso de licenciatura em enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu. Millenium, p. 223-242, 2010

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)