ATIVIDADES REMOTAS DURANTE A PANDEMIA E OS DESAFIOS PARA OS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v12i23.11150

Palavras-chave:

Alunos, Ciências Contábeis, Atividades Remotas

Resumo

A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças no mundo todo, inclusive na educação. De forma repentina alunos e professores tiveram que se adaptar ao novo cenário educacional migrando suas atividades que eram de forma presencial para atividades remotas. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo compreender as experiências e percepções dos alunos de Ciências Contábeis de uma IES do Paraná sobre as atividades remotas durante o período de pandemia. A coleta de dados ocorreu a partir da aplicação de questionários aos alunos de Ciências Contábeis da IES, resultando em uma amostra de 144 respostas válidas. Nesse sentido, os dados sugerem que mesmo diante do cenário pandêmico os alunos continuam dispostos a aprender, fazendo reflexões acerca do conteúdo proposto, interagindo com os colegas do ambiente virtual, e tendo o apoio dos professores o que faz com que eles sejam motivados a aprender e a não desistir da graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Marinise Mando Miler, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduada em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Referências

ANDERSON, T. Towards a theory of online learning. Theory and practice of online learning. 2. ed. Edmonton: AU Press, p. 45-74, 2004.

BEHAR, P. A. O ensino remoto emergencial e a educação a distância, 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/>. Acesso em: 16 de dez. de 2020.

BOLDRINI, T. A pandemia da COVID-19 e o ensino remoto: como lecionar contabilidade societária de forma eficaz?. Revista IFES Ciência, v. 7, n. 1, p. 1-11, 2021.

CASTILHO, L. B. O uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem em cursos superiores. Dissertação (Mestrado profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento) - Universidade Fumec, Belo Horizonte, 2015.

CAVALCANTE, C. H. L.; SANTOS JÚNIOR, P. A. Fatores que influenciam o

desempenho escolar: a percepção dos estudantes do curso técnico em contabilidade do

IFRS. Revista Liberato, v. 14, n. 21, p. 1-112, 2013.

CIPRIANO, J. A.; ALMEIDA, L. C. C. S. Educação em tempos de pandemia: análises e implicações na saúde mental do professor e aluno. In: VII CONEDU - Edição Online Campina Grande: Realize Editora, 2020. Anais... São Paulo, 2020.

CORDEIRO, K. M. A. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino, 2020. Disponível em: <http://idaam.siteworks.com.br/jspui/bitstream/prefix/1157/1/O%20IMPACTO%20DA%20PANDEMIA%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20A%20UTILIZA%C3%87%C3%83O%20DA%20TECNOLOGIA%20COMO%20FERRAMENTA%20DE%20ENSINO.pdf>. Acesso em: 02 de mar. de 2022.

CRAWFORD, J.; BUTLER, H. K.; RUDOLPH, J.; MALKAWI, B.; BURTON, R.; MAGNI, P.; LAM, S. COVID-19: 20 countries’ higher education intra-period digital pedagogy responses. Journal of Applied Learning and Teaching, v. 3, n. 1, 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUEDES, T. A.; MARTINS, A. B. T.; ACORSI, C. R. L.; JANEIRO, V. Estatística descritiva. Projeto de ensino aprender fazendo estatística, p. 1-49. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2005.

GUSSO, H. L.; ARCHER, A. B.; LUIZ, F. B.; SAHÃO, F. T.; LUCA, G. G.; HENKLAIN, M. H. O.; PANOSSO, M. G.; KIENEN, N.; BELTRAMELLO, O.; GONÇALVES, V. M. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc. v. 41, 2020.

KONRATH, P. L. M; TAROUCO, R. M. L; BEHAR, A. P. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EAD. Revista Novas Tecnologias na Educação – RENOTE, v. 7, n. 1, p. 1-10, 2009.

MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, v. 37, p.1-8, 2020.

MANHÃES, F. A.; MUSIAL, N. T. K.; GUINDANI, R. A. Do ensino presencial ao EAD: um estudo sobre a percepção de justiça acadêmica durante a pandemia do COVID-19. In: 10º CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS & 3º UFSC INTERNATIONAL ACCOUNTING CONGRESS, 2020. Santa Catarina. Anais... Santa Catarina, 2020.

MENDES, F. M. M; LIMA, T. S. Educação da pandemia: uma análise do questionário aplicado aos alunos do curso de jornalismo/UFAC sobre o ensino remoto emergencial. Jamaxi, v. 4, n. 2, p. 32-43, 2020.

MIRANDA, C. S.; LIMA, J. P. R.; VENDRAMIN, E. O. Análise da percepção docente sobre a (des) continuidade no ensino contábil durante a pandemia de COVID-19. In: XX USP INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING, 20., 2020. São Paulo. Anais... São Paulo, 2020.

NASU, V. H. A COVID-19 e o ensino contábil: impactos e perspectivas futuras. Revista Mineira de Contabilidade, v. 21, n. 1, p. 4-7, 2020.

OMS, Organização Mundial da Saúde, 2020. Investimentos substanciais necessários para evitar a crise de saúde mental. Disponível em: <https://www.who.int/news/item/14-05-2020-substantial-investment-needed-to-avert-mental-health-crisis>. Acesso em: 16 de dez. de 2021.

PASINI, C. G. D.; CARVALHO, E. de; ALMEIDA, L. H. C. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. FAPERGS, Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf>. Acesso em: 16 de dez. de 2021.

RIBEIRO, M. S. S.; SOUSA, C. M. M. Aulas remotas e seus desafios em tempo de pandemia. Pensar a Educação em Pauta, 2020.

RIVADENEIRA, A.W.; GRUEN, D.M.; MULLER, M.J.; MILLEN, D.R. Getting our head in the clouds: toward evaluation studies of tagclouds. In: I SIGCHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 1., 2007. Anais... 2007.

SALLABERRY, J. D.; SANTOS, E. A. dos; BAGATOLI, G. C.; LIMA, P. C. M.; BITTENCOURT, B. R. Desafios docentes em tempos de isolamento social: estudo com professores do curso de Ciências Contábeis. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1–22, 2020.

SANTOS, E. A.; CAMPOS, G. H. F.; SALLABERRY, J. D.; SANTOS, L. M. R. Experiências com o ensino remoto e os efeitos no interesse e na satisfação dos estudantes de ciências contábeis durante a pandemia da sars-cov-2. Revista Gestão Organizacional, v. 14, p. 356-377, 2021.

SILVA, L. R. F.; FERNANDES, L. A. O.; SILVA, M. R. V.; PEREIRA, T. R. L. Efeito do COVID-19 no aprendizado on-line para os docentes e discentes de ciências contábeis do estado do Rio Grande do Norte. In: 10º CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS & 3º UFSC INTERNATIONAL ACCOUNTING CONGRESS, 2020. Santa Catarina. Anais... Santa Catarina, 2020.

SILVA, Y. G.; ROCHA, M. S.; ANDRADE, E. N.; MARINHO, M. S. O uso das tecnologias de comunicação e informação no ensino remoto durante a pandemia do COVID-19. TICs & EAD em Foco, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2021.

SOARES, J. R.; BORDIN, R.; ROSA, R. S. Indicadores de gestão e de qualidade nas Instituições Federais de ensino superior brasileiras, 2009-2016. REAd - Revista Eletrônica de Administração, v. 25, n. 2, p. 215-239, 2019.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Lima Altoé, S. M., & Marinise Mando Miler, F. (2023). ATIVIDADES REMOTAS DURANTE A PANDEMIA E OS DESAFIOS PARA OS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES DO PARANÁ. Revista UNEMAT De Contabilidade, 12(23), 97–111. https://doi.org/10.30681/ruc.v12i23.11150