MAPEAMENTO DE PROCESSOS: UM ESTUDO DOS GASTOS EM EDUCAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE DA UFSM ATRAVÉS DO SISTEMA DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS

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André de Toledo Paines
Daniel Arruda Coronel
Vânia Medianeira Flores Costa

Resumo

Este trabalho foi realizado no departamento financeiro da UFSM e consistiu na identificação, na descrição e no mapeamento do processo de pagamento das diárias na instituição, por meio do Sistema de Concessão de Passagens e Diárias do Governo Federal. Para a realização do estudo, primeiramente fez-se uma pesquisa sobre as metodologias utilizadas no mapeamento de processos, definindo-se, assim, a mais adequada, e adaptando-a para a realidade do objeto de estudo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com os servidores responsáveis pela execução do processo, a fim de obter uma descrição detalhada das tarefas desempenhadas durante o mesmo. Estes dados foram transcritos para uma tabela, onde foi possível identificar todos os participantes ativos no processo, além das atribuições de cada um. Para o mapeamento dos processos, utilizou-se o Cacoo, uma ferramenta online que permite a criação de diversos tipos de diagramas. Com o resultado do trabalho, foi dada uma grande contribuição para o departamento, na forma da documentação e registro dos processos, além da metodologia simplificada, que pode ser utilizada em futuros mapeamentos, tendo em vista que foi mapeado apenas um processo em todo o departamento.

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MAPEAMENTO DE PROCESSOS: UM ESTUDO DOS GASTOS EM EDUCAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE DA UFSM ATRAVÉS DO SISTEMA DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS. (2016). Revista UNEMAT De Contabilidade, 5(9). https://doi.org/10.30681/ruc.v5i9.1148
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Artigos
Biografia do Autor

André de Toledo Paines, Especialista em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Técnico Administrativo da UFSM. E-mail: apaines@hotmail.com

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Técnico Administrativo da UFSM. E-mail: apaines@hotmail.com 

Daniel Arruda Coronel, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora da UFSM; editor associado da Revista Ciência Rural; acadêmico da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL); membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Secretário do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria e parecerista de periódicos internacionais e nacionais. Foi coordenador substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012); diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015). É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (CRA-RS, Registro: 047444) e em Ciências Econômicas pela UFSM (CORECON-RS, Registro: 7811). Suas pesquisas e orientações são na área de Economia Internacional, Administração Pública e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica Brasileira; Política Industrial e de Comércio Internacional; Métodos Quantitativos e Projetos de Investimento.

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora da UFSM; editor associado da Revista Ciência Rural; acadêmico da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL); membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Secretário do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria e parecerista de periódicos internacionais e nacionais. Foi coordenador substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012); diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015). É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (CRA-RS, Registro: 047444) e em Ciências Econômicas pela UFSM (CORECON-RS, Registro: 7811). Suas pesquisas e orientações são na área de Economia Internacional, Administração Pública e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica Brasileira; Política Industrial e de Comércio Internacional; Métodos Quantitativos e Projetos de Investimento.

Vânia Medianeira Flores Costa, Professora Adjunta do PPGA UFSM e Coordenadora do Curso de Administração da UFSM. E-mail: vaniaflores2006@yahoo.com.br

Professora Adjunta do PPGA UFSM e Coordenadora do Curso de Administração da UFSM. E-mail: vaniaflores2006@yahoo.com.br

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MAPEAMENTO DE PROCESSOS: UM ESTUDO DOS GASTOS EM EDUCAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE DA UFSM ATRAVÉS DO SISTEMA DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS. (2016). Revista UNEMAT De Contabilidade, 5(9). https://doi.org/10.30681/ruc.v5i9.1148

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