CONTABILIDADE RURAL E GERENCIAL UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PRODUTORES DE ABACAXI DO VALE DO MAMANGUAPE SOBRE SUA APLICAÇÃO NA GESTÃO DA PRODUÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
São inúmeros desafios enfrentados pelo modelo de agronegócio vigente no estado. Têm-se ineficientes técnicas, aliado a pouco ou quase nenhum investimento, falta de assistência contábil especializada na área rural, além da ausência de políticas públicas, pois a grande maioria é da agricultura familiar. A abacaxicultura paraibana, em especial a dos produtores do Vale do Mamanguape, tem grande potencial de crescimento e desenvolvimento social e econômico para as cidades e comunidades, gerando receita, emprego e ocupação do solo. Atendem demandas do campo para os centros consumidores no vale e até a capital. O presente trabalho aborda como os produtores do Vale do Mamanguape percebem a Contabilidade Rural e Gerencial e a sua aplicação na gestão da produção agrícola do mamão. O artigo utilizou do método indutivo, baseando-se nos questionários de Brito Neto et al. (2008) e Macêdo et al. (2011) para formulação das questões da presente pesquisa. A análise utilizou o sistema estatístico SPSS 15 para elaboração de tabelas de frequência e tabulações cruzadas que embasaram a apresentação e análise dos resultados. Investigou-se que os produtores de abacaxi acompanham os custos de produção, a fim de se obter maiores rentabilidades, bem como se captou a percepção dos produtores em relação à necessidade criação de cooperativas e fomento de conhecimento contábil para os produtores desta região. Percebe-se que os produtores têm a necessidade de atuação da universidade, é nesse contexto imagina-se a criação de uma parceria entre o produtor e a UFPB, com boletins periódicos de notícias atualizadas sobre o momento que a cultura está passando, suas oscilações de mercado e médias de preço. Por fim, conclui-se que falta ainda uma atuação profissional e uma assistência técnica mais efetiva que melhore os processos da produção e gestão.
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Como Citar
Referências
BARBOSA, R. R. Agricultura Familiar Brasileira: Importância econômica e social. Semana De Ciência E Tecnologia do IFMG Campus Bambuí, v. 5, p. 1-5, 2012. Disponível em <https://bambui.ifmg.edu.br/jornada_cientifica/2012/resumos/administracao/1.pdf> Acesso em 20 jan 2021.
CALLADO, Antônio André Cunha; MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de. Gestão empresarial no agronegócio. Agronegócio. 4a Ed., v. 4, p. 22-31, 2015.
CARNEIRO, J. Tratado de contabilidade. 2. ed. São Paulo: Calvino, 1993.
CREPALDI, S. A.. Contabilidade rural: uma abordagem decisorial. 9. ed. – São Paulo: Atlas, 2019.
ESCOLA, Equipe Brasil. "Abacaxi ": Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/frutas/abacaxi.htm. Acesso em 10 de março de 2020.
FERRARI, J. T. Podridão Negra do Abacaxi. Instituto Biológico, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Vegetal. Biológico, São Paulo, v.71, n.1, p.49-51, jan./jun., 2009. Disponível em: <http://www.biologico.agricultura.sp.gov.br/uploads/docs/bio/v71_1/ferrari.pdf>. Acesso em: fev. De 2020.
G1 - PARAÍBA (Paraíba) (ed.). Paraíba é o segundo maior produtor de abacaxi do Brasil, diz IBGE. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/09/08/paraiba-e-o-segundo-maior-produtor-de-abacaxi-do-brasil-diz-ibge.ghtml. Acesso em: 08 jan. 2020.
HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne M. Gestão de custos: contabilidade e controle. 3ª Ed. Cengage Learning. 2010.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade Gerencial. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2020.
LANDAU, Elena Charlotte; DA SILVA, Gilma Alves. Evolução da Produção de Abacaxi. In LANDAU, E. C. et al. Dinâmica da produção agropecuária e da paisagem natural no Brasil nas últimas décadas: produtos de origem animal e da silvicultura. Embrapa Milho e Sorgo-Livro científico (ALICE), 2020. Disponível em http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122548 Acesso em 10 Nov 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Levant. Sistem. Prod. Agríc. Rio de Janeiro v.30 n.1 p.1-81 janeiro.2017
MACEDO, L. A. dos S.; OLIVEIRA, A. R.; CAMPOS, V. B.; DE BRITO NETO, J. F.; DOS SANTOS, D. P. PERFIL SÓCIOECONÔMICO DOS PRODUTORES DE ABACAXI DO MUNICÍPIO DE LAGOA DE DENTRO, PARAÍBA. Geoambiente On-line, n. 17, p. 01-15 pág., 25 fev. 2011.
MARION, José Carlos. Contabilidade rural: contabilidade agrícola, contabilidade pecuária, imposto de renda pessoa jurídica. 15° edição. São Paulo: Atlas, 2020.
MATOS, Francisco Gomes de. Negociação Gerencial – aprendendo a negociar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989
OLIVEIRA, Amanda Santiago; MOREIRA, Nayara Batista. A relevância da Contabilidade Gerencial para gestão da agricultura familiar no município de Lafaiete Coutinho. Revista Valore, v. 4, p. 50-63, 2019.
ROCHA, Angela Machado; SOUZA, Diego de Oliveira; SILVA, Marcelo Santana. Abacaxi de Itaberaba: A Pérola do Nordeste Baiano que Merece ser Protegido/Bahia. Revista INGI-Indicação Geográfica e Inovação, v. 3, n. 2, p. 320-332, 2019.
SANTOS, Valdemar Dias. Crescimento. Crise e Reestruturação da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá – COCAMAR. Dissertação ( Mestrado em Gestão de Agronegócios). Universidade Paranaense – UNIPAR, Umuarama/PR, 2000. Disponível em: www.unoescsmo.edu.br/pub/professores/farid_eid/dissertacaovaldemar.pdf.
SILVA, Jorge Luis Carvalho. PERFIL do produtor de abacaxi e incidência da fusariose em Conceição do Araguaia, PA. 2015. 47 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal, Departamento de Fitopatologia, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2015. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/9529/1/texto%20completo.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.
SILVA, M. do R. da; SANTOS, L. da C.; SANTOS, M. I. da C. Desafios e perspectivas da contabilidade agrícola: um olhar sobre os pequenos produtores rurais do município de Tanque D’Arca. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 16, n. 28, p. p. 130-144, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/5836. Acesso em: 27 dez. 2023.
TIERLING, Isielli Mayara Barzotto Martins; SCHMIDT, Carla Maria. Custos versus Benefícios resultantes da Ação Coletiva na Agricultura Familiar: Um Olhar Além das Informações Financeiras. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 15, n. 3, p. 84-108, 2020.