FINANÇAS PESSOAIS E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE TANGARA DA SERRA - MT
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A educação financeira é um tema abrangente e que pode ser abordado de diferentes formas conforme seu objetivo principal. Embora muitos ainda contextualizem o termo educação financeira como algo complexo que envolve entender aspectos econômicos muito específicos, ela na verdade relaciona-se aos hábitos praticados no dia a dia quanto ao uso e gestão do dinheiro. Atualmente, existem inúmeros fatores que contribuem para que as pessoas passem a consumir cada vez mais. Como resultado, é evidente o aumento nos índices de inadimplência e endividamento entre a população. Assim, o presente trabalho terá como objetivo principal analisar os conhecimentos sobre finanças pessoais e educação financeira dos acadêmicos de Ciências Contábeis. Para isto será feita uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, cujo instrumento de coleta de dados será a aplicação de questionário para acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário de Tangará da Serra. Em resumo, os resultados deste estudo demonstram que a maioria dos estudantes de contabilidade da cidade de Tangará da Serra, em Mato Grosso, está concluindo seus cursos. Entretanto, é evidente a falta de conhecimento e prática em finanças pessoais e investimentos. Contudo, é importante ressaltar que eles reconhecem a relevância da educação financeira e da formação contábil para aprimorar a administração de suas finanças pessoais, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país. Adicionalmente, a pesquisa revelou que os alunos estão interessados em participar de cursos de finanças, especialmente na área de planejamento financeiro pessoal.
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Como Citar
Referências
B3. Raio X do Investidor Brasileiro 2021. Disponível em: https://b3.com.br/pt_br/noticias/raio-x-do-investidor-brasileiro-2021/. Acesso em 01 de maio de 2023.
BARBOSA, J. Educação financeira X finanças pessoais descubra a diferença entre elas. 2020. Disponível em:< https://acionista.com.br/educacao-financeira-x-financas-pessoais-descubra-as-diferencas-entre-elas/>. Acesso em: 01 set. 2022.
BARCELOS, K. L.; ROCHA, M. D. Educação financeira: uma breve análise baseada no comportamento da população brasileira. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em:< http://repositorio.aee.edu.br/handle/aee/9387>. Acesso em: 10 jan 2023.
BARONI, A. K. C. Educação financeira no contexto da educação matemática: possibilidades para a formação inicial do professor. 2021. 254f. Tese (Doutora em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro, São Paulo. 2021
BRASIL. ENEF – Plano Diretor. 2011. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Plano-Diretor-ENEFEstrategia-Nacional-de-Educacao-Financeira.pdf. Acesso em: 06 jun. 2022.
BRITO, L. S.; BAPTISTA, J. A.; SILVA, S. R.; BRAZ, S.; HENRIQUE, M. R. A importância da educação financeira nos contextos acadêmicos e profissional: um levantamento de dados com alunos universitários. Anais do IX SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 1-13. 2012.
CORDEIRO, N. J. N.; COSTA, M. G. V.; SILVA, M. N. da. Educação financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Ensino da Matemática em Debate, v.5, n.1, p.69-84, 2018.
COSTA, A.C; SONGO, L.A.; SAVOIA, J.R.F. Percepção de estudantes universitários sobre educação financeira. Revista Brasileira de Administração Científica, 12(1), 151-166. 2021. DOI: 10.6008/SPC2179-684X.2021.001.0012
CONSELHO NACIONAL DE EDUCADORES FINANCEIROS. O Estado da Educação Financeira na América. 2021.
FARIA, J. A. de; CARVALHO, N. M. Contabilidade Pessoal: Um estudo de caso acerca da contribuição da Contabilidade nas finanças de um indivíduo. Revista Controladoria e Gestão, v.1, n.1, p.16-35, 2020.
FERREIRA, AM et al. A importância da educação financeira para jovens universitários. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 15, n. 2, 2021.
GALLERY, N.; GALLERY, G.; BROWN, K.; PALM, C. Financial literacy and pension investment decisions. Financial Accountability &Management, v. 27, n. 3, p. 286-307, 2011.
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GITMAN, L. J. Princípios da Administração Financeira. 12ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
GUIABOLSO. Fintech Guiabolso lança pesquisa para mapear o perfil financeiro do brasileiro. 20020. Disponível em: https://blog.guiabolso.com.br/fintech-guiabolso-lanca-pesquisa-para-mapear-o-perfil-financeiro-do-brasileiro/. Acesso em 01 de 05 de 2023.
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
LELIS, M. G. Educação financeira e empreendedorismo. Centro de Produções Técnicas, 2006.
LIMA, M. N.; LEVINO, N. A.; SANTOS, A. N. S. A contabilidade aplicada ao controle das finanças pessoais: uma análise com estudantes universitários. In: XLIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. Blumenau, SC, 2017. Disponível em: http://www.din.uem.br/~ademir/sbpo/sbpo2017/pdf/168404.pdf. Acesso em: 26 out. 2022.
LUCCI, C. R. et al. A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento dos indivíduos. In: Anais do Seminário em Administração, v.9. São Paulo: 2006.
LUZ, E. J. F.; AYRES, M. A. C.; MELO, M. A. S. Orçamento familiar: uma análise acerca da educação financeira. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.12, 2019.
MARQUES, M. F. S.; TAKAMATSU, R. T.; AVELINO, B. C. Finanças pessoais: uma análise do comportamento de estudantes de ciências contábeis. Race, v.17, n.3, p.819-840, 2018.
MASSARO, A. Como cuidar das finanças pessoais. Brasília, DF: Conselho Federal de Administração. 2015.
MEDEIROS, D.C; RODRIGUES, A.R; ARAÚJO, R; LIMA, L. Educação financeira na formação acadêmica: um estudo com universitários brasileiros. Revista Capital Científico - Eletrônica, 19(3), 25-41. 2021.
MELO, J. M. de; MOREIRA, C. S. Educação Financeira Pessoal: Um estudo com discentes de Ciências Contábeis. Revista de Contabilidade e Controladoria, v.13, n.2, p.151-169, 2021.
MENDONÇA, A.A; ALMEIDA, M.A de; RODRIGUES, E.S. Educação Financeira e a Percepção dos Alunos de Ciências Contábeis sobre a Disciplina de Mercado Financeiro. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, pág. 197-222, jan./abr. 2021.
NEGRI, Ana Lúcia Lemes. Educação Financeira para o Ensino Médio da rede pública: uma proposta inovadora. Americana: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2010.
NFCE. Portal da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – SVRS. 2021. Disponível em https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nfce. Acesso em 20 de abril de 2023.
NIGRO, T. Do mil ao milhão: sem cortar o cafezinho. 1ed. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018.
OLIVEIRA, A.C;SANTANA, I.A; GOMES, F.A. Hábitos financeiros de universitários: um estudo em uma universidade do estado da Bahia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 5(8), 1-16. 2020.
PAULINO, LB et al. O perfil do investidor brasileiro. Revista de Contabilidade e Organizações. 2019.
RAMOS, P; RAMOS, M. M.; BUSNELLO, S. J. Manual prático de metodologia da pesquisa: artigo, resenha, monografia, dissertação e tese. Blumenau: Acadêmica, 2005.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e pesquisa. 2ed. São Paulo: Atlas, 1989.
RUDIO, F.V. Introdução do projeto de pesquisa científica. 6ª ed. Petrópoles: Vozes, 2001.
SANTOS, E. M. dos; MOREIRA, F. G.; SILVA, L. G. da. A importância do planejamento para o equilíbrio financeiro das famílias. Rev. Cienc. Gerenc., v.22, n. 36, p.129-133, 2018.
SANTOS, A. C. dos. et al. Finanças pessoais: um estudo com acadêmicos sob a abordagem da teoria da contabilidade mental. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v.24, n.1, p.90-111, 2019.
SANTOS, A.M; MELO; D.M.B; ALMEIDA, FGA. Gastos e orçamento de universitários: uma análise em uma instituição de ensino superior da cidade de Salvador - BA. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 2021.
SILVA, E. da C. e. A importância da educação financeira nos anos iniciais da escolarização. 2016. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). Universidade de Brasília. Brasília, DF. 2016.
SILVA, T. B. de J.; LAY, L. A.; SOUSA, A. M. Educação financeira, interação com os pais e outros fatores relacionados ao uso de cartões de crédito por estudantes de contabilidade. Revista Ambiente Contábil, v. 11, n.1, 2019.
SPC BRASIL. 68% dos brasileiros começam 2021 endividados, aponta pesquisa do SPC Brasil e da CNDL. 2021.
TAVARES, C. Percepção dos estudantes sobre a educação financeira. Estudo de caso: Escola secundária Manuel Lopes. Cabo Verde: UNIPIAGET, 2012. 79f. Monografia.
VIDAL, Y. D. R. L.; SILVA, K. P. da; VALDEVINO, R. Q. S. Percepção dos discentes de ciências contábeis sobre educação financeira. Revista Conhecimento Contábil, v.10, n.01, p.80-95, 2020.