FATORES QUE INFLUENCIAM NO CONSUMO DE PRODUTOS ECOLÓGICOS NO SETOR SUPERMERCADISTA

Conteúdo do artigo principal

Anderson Nunes de Carvalho Vieira
Catarina Desterro Silva
Rosana Sifuentes Machado

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar os fatores que influenciam no processo de decisão de compra de consumidores de produtos verdes, com foco no setor supermercadista. A pesquisa, de natureza mista, foi realizada por meio de um questionário estruturado e aplicado a 172 consumidores da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Nova Mutum-MT. Mapeou-se os produtos com maior intenção de compra, as características ecológicas e os fatores que influenciam na decisão de compra. A análise revelou que, embora questões ambientais estejam presentes na decisão de compra, o principal motivo para a escolha de produtos ecologicamente corretos é a satisfação de necessidades individuais, como bem-estar e saúde. A principal contribuição foi o melhor entendimento do comportamento de consumidores universitários em relação ao consumo sustentável e fornecer insights para o desenvolvimento de estratégias de marketing verde mais eficazes.

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Artigos

Biografia do Autor

Anderson Nunes de Carvalho Vieira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Bacharelado em Administração pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Possui Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Especialização em Ciência da Religião pelas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS) e Especialização em Gestão do Agronegócio pelo IFMT. Além disso, possui Mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional (Economia) pela UFMT e atualmente cursa o MBA em Economia e Negócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), MBA em Ciência de Dados Aplicado à Inteligência de Negócios pela Faculdade de Tecnologia do SENAI-MT (FATEC/SENAI-MT) e o Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua como servidor público de carreira no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN-MT), especificamente na Coordenadoria de Formação de Condutor (CFCOND), e paralelamente como Professor na FATEC/SENAI-MT, lecionando para os cursos de graduação e pós-graduação na área tecnológica e de gestão de negócios. Também desempenha a função de Tutor Presencial no Curso de Administração Pública da UFMT pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). É avaliador permanente de cursos de Graduação Tecnológica, Bacharelado e Especialização Lato Sensu nas áreas de Administração, Agronegócio, Economia e Gestão para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Possui experiência na área de Economia Regional, com ênfase em Agronegócios, Economia Agrícola, Economia Rural, Economia Ambiental, Gestão Pública e Desenvolvimento Socioeconômico e Rural, incluindo conhecimentos teóricos e empíricos das políticas macroeconômicas relacionadas a esses segmentos da Economia. É autor de livros, artigos científicos e projetos de pesquisa na área da Economia Rural e Agroenergética, com estudos científicos para a inserção do girassol como matéria-prima para a produção de biodiesel em Mato Grosso e na diversificação da matriz agroenergética do estado.Suas principais linhas de pesquisa incluem: 1. Gestão do Agronegócio e Produção Agroenergética; 2. Desenvolvimento Econômico Regional e Rural Sustentável.

Catarina Desterro Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT)

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2022).Possui Certificação do Grupo Acelerador, Imersão Day Training - Acelera Time.Possui Certificação do VENDE-C.

Rosana Sifuentes Machado, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutoranda ESPM, Pesquisadora CAPES, Administradora, Consultora, Professora UNEMAT, Nova Mutum MT, Orientadora dos cursos de Graduação e Pós-graduação, Mestre em Agronegócio e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015), especialista em Estratégia e Marketing (MBA) pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2002), graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade de Cuiabá (2000). Possui extensão em Logística do Transporte Rodoviário de Cargas pela Universidade Católica de Brasília (2004), extensão em Administração de Operações Logísticas pela Fundação Getúlio Vargas (2011). Atuou como gestora de empresas de pequeno e grande porte, coordenadora de qualidade e supervisora de equipes (desde 1982). Pesquisadora em projetos de iniciação e extensão. Colaboradora técnica e pesquisadora do Projeto internacional da OIT(organização Internacional do trabalho), Ganar-Ganar, La igualdad de Género es un buen negocio. Ganhadora do 13º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável 2020. Capacitação de Letramento Digital no Uso do Google For Education (2020). Curadora Youtube (2020). MBA USP ESALQ em Gestão de Projetos (2020/2021). Member PMI 7166753 - Capítulo São Paulo e Distrito Federal.

Como Citar

Vieira, A. N. de C., Silva, C. D., & Machado, R. S. (2025). FATORES QUE INFLUENCIAM NO CONSUMO DE PRODUTOS ECOLÓGICOS NO SETOR SUPERMERCADISTA. Revista UNEMAT De Contabilidade, 14(27), 103-121. https://doi.org/10.30681/ruc.v14i27.13036

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