FINANÇAS PESSOAIS E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O PERFIL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE UM MUNÍCIPIO DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO

Autores

  • Rogério da Silva Fucape Business School
  • Arilda Teixeira Fucape Business School
  • Aziz Xavier Beiruth Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v5i10.1382

Resumo

A educação financeira tem sido tema de grandes discussões devido às crises econômicas que se viveu nos últimos anos. Sua definição e seus impactos têm sido temas de diversos estudos. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil dos servidores públicos, de um município do centro-oeste brasileiro, diante do significado da expressão “educação financeira”. Realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva no município de Tangará da Serra (MT), com 800 servidores municipais efetivos entre os dias 16 a 23 de setembro de 2015. Os resultados sugerem que os servidores, na definição do perfil geral relacionados à educação financeira, apresentam baixo conhecimento sobre o endividamento e renda, fato este bom, pois estes dois constructos, são analisados – quanto menor melhor. Apresentam um nível satisfatório de educação financeira assim como conhecimento sobre juros e planejamento de gastos. 

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Biografia do Autor

  • Rogério da Silva, Fucape Business School
    Mestre em Ciências Contábeis
  • Arilda Teixeira, Fucape Business School
    Doutora em Economia
  • Aziz Xavier Beiruth, Fucape Business School
    Doutor em Controladoria e Contabilidade

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Publicado

2017-01-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FINANÇAS PESSOAIS E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O PERFIL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE UM MUNÍCIPIO DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. (2017). Revista UNEMAT De Contabilidade, 5(10). https://doi.org/10.30681/ruc.v5i10.1382