FINANÇAS PESSOAIS E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O PERFIL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE UM MUNÍCIPIO DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO

Conteúdo do artigo principal

Rogério da Silva
Arilda Teixeira
Aziz Xavier Beiruth

Resumo

A educação financeira tem sido tema de grandes discussões devido às crises econômicas que se viveu nos últimos anos. Sua definição e seus impactos têm sido temas de diversos estudos. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil dos servidores públicos, de um município do centro-oeste brasileiro, diante do significado da expressão “educação financeira”. Realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva no município de Tangará da Serra (MT), com 800 servidores municipais efetivos entre os dias 16 a 23 de setembro de 2015. Os resultados sugerem que os servidores, na definição do perfil geral relacionados à educação financeira, apresentam baixo conhecimento sobre o endividamento e renda, fato este bom, pois estes dois constructos, são analisados – quanto menor melhor. Apresentam um nível satisfatório de educação financeira assim como conhecimento sobre juros e planejamento de gastos. 

Detalhes do artigo

Como Citar
FINANÇAS PESSOAIS E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O PERFIL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE UM MUNÍCIPIO DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. (2017). Revista UNEMAT De Contabilidade, 5(10). https://doi.org/10.30681/ruc.v5i10.1382
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rogério da Silva, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis

Arilda Teixeira, Fucape Business School

Doutora em Economia

Aziz Xavier Beiruth, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

Como Citar

FINANÇAS PESSOAIS E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O PERFIL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE UM MUNÍCIPIO DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. (2017). Revista UNEMAT De Contabilidade, 5(10). https://doi.org/10.30681/ruc.v5i10.1382