INTEGRAÇÃO ESPACIAL DOS PREÇOS DO BOI GORDO NO MERCADO BRASILEIRO (1995 – 2015)

Conteúdo do artigo principal

Bruna Márcia Machado Moraes
Angélica Pott de Medeiros
Giulia Xisto de Oliveira
Reisoli Bender Filho

Resumo

A bovinocultura de corte está entre as principais atividades do agronegócio brasileiro, estando o país entre os principais produtores e exportadores mundialmente. Porém, a criação de gado de corte foi se desenvolvendo de diferentes formas nas regiões brasileiras. A partir deste cenário, o trabalho buscou analisar a transmissão espacial de preços da arroba do boi gordo nos principais estados produtores do Brasil no período de 1995 a 2015. Para identificar as relações foi utilizado o Modelo Vetor de Correção de Erros (VEC). Os resultados indicaram transmissão bilateral e positiva entre os estados de Santa Catarina e Paraná, assim como entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, além do Paraná e São Paulo. Ao mesmo tempo foram encontradas relações bilaterais, porém, negativas entre Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Detalhes do artigo

Como Citar
INTEGRAÇÃO ESPACIAL DOS PREÇOS DO BOI GORDO NO MERCADO BRASILEIRO (1995 – 2015). (2017). Revista UNEMAT De Contabilidade, 6(11). https://doi.org/10.30681/ruc.v6i11.2141
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruna Márcia Machado Moraes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Linha de Pesquisa: Finanças, Economia e Controle. Mestre em Administração (UFSM) e graduação em Administração (2012) pelo Centro Universitário Franciscano. Participante do Grupo de Pesquisa em Finanças do programa de pós-graduação em Administração - UFSM. Atualmente desenvolve pesquisas ligadas ao agronegócio e comércio internacional de commodities. Atuou como Trainee na ACEJ - Assessoria e Consultoria Econômica Junior, vinculada ao Curso de Ciências Econômicas - UFSM (2013).

Angélica Pott de Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração pelo PPGAdm/UFSC, linha de pesquisa: Produção e Desenvolvimento Econômico. Mestre em Administração pelo PPGA/UFSM na linha de pesquisa: Economia, Controle e Finanças. Cursou o Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG/UFSM. Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Está inserida no Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gestão da Produção e Custos - NIEPC (UFSC), e no Grupo de Pesquisa em Economia e Finanças (UFSM). Participou do Núcleo de Pesquisa em Economia e Desenvolvimento - NUPED (UFSM).

Giulia Xisto de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante de Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Reisoli Bender Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003), mestrado em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional e Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, barreiras comerciais, mercado carne bovina, acordos comerciais, flutuações cíclicas, métodos matemáticos e econometria.

Como Citar

INTEGRAÇÃO ESPACIAL DOS PREÇOS DO BOI GORDO NO MERCADO BRASILEIRO (1995 – 2015). (2017). Revista UNEMAT De Contabilidade, 6(11). https://doi.org/10.30681/ruc.v6i11.2141

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)